Rugby no Brasil
O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rúgbi brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. O Rúgbi começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo. Durante o período de 1926 a 1940 foram organizados jogos interestaduais entre os quadros paulista e carioca. Eram também realizados jogos internacionais, como contra os Springboks em 1932, seleção Britânica em 1936. De 1941 a 1946 houve uma interrupção nos jogos, devido à Segunda Guerra Mundial, sendo retomados em 1947.Em 1960, jogadores do São Paulo Athletic Club passaram a jogar representando o clube, formando o Aliança Rugby Football Club, constituído por jogadores Ingleses, Franceses, Argentinos e Brasileiros. Em 1961 o rúgbi ganhou uma nova equipe, formada por membros da colônia Japonesa, denominada São Paulo Rugby Football Club. Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rúgbi brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rúgbi, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão.
Em 1966 foi realizada a primeira partida entre duas escolas de ensino superior. Numa tarde chuvosa de outubro, defrontaram-se as equipes da A.A.A. Oswaldo Cruz (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e A.A.A. Horácio Lane (Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie). A partir de 1971, começou a se desenvolver o rúgbi Infanto-Juvenil em São Paulo. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rúgbi, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).
Este conteúdo foi acessado em 11/01/2010 no site da Associação Brasileira de Rugby. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.