Pinga-bola
Conteúdo: Voleibol – educativo de saque e manchete
Material: uma corda ou rede e bolas de voleibol
Converse com os estudantes sobre o jogo que será realizado e quais benefícios eles irão adquirir ao participar dele.
No decorrer da atividade, explique as regras oficiais e justifique que elas foram modificadas para esse jogo com a finalidade de facilitar a prática para essa faixa-etária. Peça-lhes que deem sugestões de outras regras.
Organização: divida o espaço ao meio, com corda ou rede, a uma altura de, aproximadamente, 1,60 cm, e distribua a turma igualmente nos dois lados.
Desenvolvimento: um estudante de posse da bola a lança para o lado adversário com o braço acima da cabeça, imitando o saque por cima. Ao ultrapassar a corda ou a rede, a recepção deve ser feita somente de manchete, após a bola pingar uma vez no solo. Deve-se dar três passes de manchetes pingadas antes de passar a bola para o outro lado, que realizará o mesmo procedimento. O grupo que errar propicia um ponto e a posse da bola para o outro grupo sacar.
Variação: pode-se diminuir ou aumentar o número de manchetes, bem como trabalhar somente o toque-pingado ou os dois: toque e manchete pingados de acordo com a possibilidade e evolução dos participantes.
Este conteúdo foi acessado em 12/09/2013 - educacaofisicaa.net. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.