Anabolizantes
Autor: Prof. Marcelo Costa – Curitiba/PR Versão na íntegra para impressão |
1. Nível de ensino: Fundamental Anos Finais
2. Conteúdo Estruturante: Ginástica
2.1 Conteúdo Básico: Ginástica de condicionamento físico
2.2 Conteúdo Específico: Doping - Anabolizantes
2.1 Conteúdo Básico: Ginástica de condicionamento físico
2.2 Conteúdo Específico: Doping - Anabolizantes
2.3 Elemento Articulador: Cultura Corporal e Saúde
3. Objetivos
3. Objetivos
- Compreender as influências do uso de esteroides anabolizantes e seus efeitos no corpo humano.
4. Número de aulas estimado: 3 horas-aula
5. Justificativa
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, entidade que entre suas ações incentiva o estudo e a pesquisa nesse campo, define os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, como um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Estes atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Essa sequência de aulas faz interdisciplinaridade com as disciplinas de Química (Química Sintética) e Biologia (Manipulação Genética).
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos possam analisar de forma crítica os discursos contrários e favoráveis aos uso de anabolizantes.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |