Recursos Ergogênicos - Gilson Aparecido de Paula Butkoski
1. Disciplina: Educação Física2. Tema: Atividade física e Saúde
2.1 Conteúdo Estruturante: Ginástica
2.2 Conteúdo Básico: Ginástica de Condicionamento Físico
2.3 Conteúdo Específico: Recursos Ergogênicos
3. Etapa de Ensino – Ano / Série: Ensino Médio
4. Objetivos: Provocar uma reflexão acerca do conhecimento específico quanto aos Recursos Ergogênicos e compreender as diferentes formas de utilização destes recursos
em variados aspectos.
5. Justificativa do Tema: Atualmente, os aspectos subjetivos de valorização do corpo devem ser analisados sob uma perspectiva crítica da construção do referencial de beleza, índices e saúde. A busca cada vez mais desenfreada pelas atuais formas de tratamento, modelação e intervenção sobre o corpo, com o intuito de alcançar a qualquer custo, os modelos instituídos de beleza, saúde perfeita e recordes, nos submete a discussões importantes relacionadas ao corpo e mente. Assim, essa perfomance corporal deve ser discutida e compreendida em seu contexto social e cultural.
6. Encaminhamentos Metodológicos: Os Recursos Ergogênicos são meios utilizados no esporte com o intuito de melhorar o rendimento físico através de recurso farmacológico, psicológico, mecânico ou nutricional. Sua utilização serve principalmente para estimular o tecido muscular, por meio da oferta de energia para o músculo intensificando a potência física. Considerando o objeto de ensino e de estudo da Educação Física, a Cultura Corporal, tal conteúdo tem a função social de contribuir para que os alunos se tornem sujeitos capazes de reconhecer o próprio corpo, adquirir expressividade corporal e refletir criticamente sobre as práticas corporais. Práticas essas, que hoje vem se tornando uma
exigência na modernidade. Como recurso para diagnosticar esta ideia, será oportunizado um debate em sala de aula levando em consideração os conhecimentos de cada aluno acerca do conteúdo. A instrumentalização deste debate, consistirá em apresentar todo conteúdo relacionado aos Recursos Ergogênicos, bem como, seus efeitos, sua classificação e consequências. Posteriormente, os alunos serão divididos em equipes, onde cada qual realizará um relatório destacando e identificando o que mais lhe chamou a atenção. Finalizando, será solicitado aos alunos que apresentem suas reflexões por meio de intervenções pedagógicas do professor.
6.1 Procedimentos Didáticos: Apresentação do conteúdo, debate geral em sala de aula
organização de equipes, realização do relatório e apresentação de reflexões.
6.2 Recursos Didáticos: Quadro de giz, giz, slides e apagador.
7. Avaliação
7.1 Critérios(s): Serão estabelecidos, considerando o comprometimento e envolvimento dos alunos no processo pedagógico.
7.2 Instrumento(s): Debates em grupos e relatório individual verificando se houve
apropriação dos conteúdos propostos através da escrita, debate e expressão corporal.
8. REFERÊNCIAS:
BRASIL, Senado Federal, LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº
9394/96, Brasília: 1996; Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd164/recursos-ergogenicos-na-atividade-fisica.htm>; Acesso em 09/09/2013.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Educação Física. Curitiba: DEB - PR, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação
Básica – Educação Física. Curitiba: Seed/DEB - PR, 2008.
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo
arquétipo da felicidade. Campinas, São Paulo: Autores Associados: Florianópolis: Editora
da UFSC, 2001.
Este conteúdo foi enviado em 27/06/2016 por Gilson Aparecido de Paula Butkoski, Professor de Educação Física do NRE de Cascavel - PR. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.