Relato: Colégio Estadual Professor Brandão
Nome do Autor: Frederico José Venancio MangrichCoautor: Fábio Mucio Stinghen
Instituição: Colégio Estadual Professor Brandão
Município / Estado: Curitiba-PR
Conteúdo: Esportes Adaptados - Tênis de Campo
Série: 8ª série
Relato: o "Teniscol" ou Tênis de Campo Adaptado à Escola procura, dentro da cultura corporal do movimento, desenvolver uma possibilidade de esporte da escola, onde o processo criativo perpassa pelos alunos desde a confecção dos materiais de jogo até a adaptação das regras às suas condições.
Na década de 90, a disciplina de Educação Física para as turmas de 8a série do Colégio Estadual Professor Brandão seguia a linha tecnicista de trabalho pedagógico, primando pela eficiência e correção dos movimentos das diferentes modalidades esportivas previstas nas listagens rígidas de conteúdos estabelecida com a elaboração do Currículo Básico da Educação, que na prática enfraqueceu os pressupostos teórico-metodológicos do professor e limitou o seu trabalho.
Assim, eram melhores avaliados os alunos com desempenho próximo ao atlético nas modalidades que eram abordadas como conteúdo principal e inseridas no programa de Educação Física uma a cada bimestre do ano (handebol, voleibol, basquetebol e futsal), o que em longo prazo ocasionou uma série de problemas para a disciplina.
A partir do início das discussões para elaboração das DCE’s da educação pública do Paraná, foram criados os grupos de estudos de professores, que disponibilizou novos textos e artigos, possibilitando vislumbrar e discutir/trocar novas propostas para a Educação Física e mais precisamente para as oitavas séries do Colégio.
Assim, planejamos e estruturamos as aulas de Educação Física para as turmas de oitava série, implantando no currículo da disciplina e na cultura escolar a prática do tênis de campo adaptado, que tinha os seguintes objetivos:
- Implantar a prática do tênis de campo adaptado, para o conhecimento da modalidade pelos alunos;
- Relatar a história do tênis de campo e sua contextualização na sociedade;
- Discutir as regras do esporte, para adaptá-las ao espaço disponível para a sua prática na escola;
- Aplicar o tênis de escola nas turmas iniciais do ensino fundamental do colégio;
- Desenvolver material para a prática da nova modalidade;
- Organizar torneios de tênis de escola entre os alunos das turmas de oitava série e posteriormente para os demais alunos do colégio;
- Avaliar a inclusão da nova modalidade esportiva no colégio e a participação de todos;
- Selecionar as práticas bem sucedidas, para reutilização e validação das mesmas;
- Avaliar a participação de todos os envolvidos.
Em aulas práticas e teóricas, foram desenvolvidas as regras do esporte adaptadas ao colégio e seus espaços disponíveis, sendo adotadas as que funcionaram bem e descartadas as que não funcionaram.
Os torneios foram entre os alunos de oitava série, das quatro turmas do turno da manhã do colégio, horário no qual foi desenvolvido o projeto (PDE), com grande sucesso. Foram realizadas partidas de duplas e de simples, com contagem até 10, sem vantagem, o que tornou o jogo mais dinâmico e proporcionou a participação de todos, durante os 50 minutos de aula, seja como jogador ou como árbitro. Foi um projeto de excelente resultado, tendo com isso incorporado o "Teniscol" à disciplina.
Imagens enviadas pelo professor
Referências
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