Relato: Instituto de Educação Estadual de Maringá
Nome da autora: Zenaide Chaves da SilvaCoautor: Guilherme Palhano Gorinelli
Instituição: Instituto de Educação Estadual de Maringá
Município/Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Tênis de Mesa no Chão
Série: 5ª a 8ª
Relato: o presente trabalho aconteceu no lº semestre do ano de 2008, onde houve a necessidade de trabalhar o tema na escola; pelo interesse dos alunos e da professora, em conhecer a teoria e vivenciar a pratica no dia a dia, mas como a pratica era impossível, pois não tínhamos o material necessário e nem espaço para tanto, decidimos juntos professora e alunos a pesquisar o jogo oficial e através dele criarmos outro. Iniciamos a pesquisa nas bibliotecas da escola da rede municipal, e das Faculdades UEM e CESUMAR, e nos dias de chuva no laboratório de informática da escola. Em seguida fizemos uma exposição dos trabalhos pesquisados em mural para que todos pudessem observar o mesmo. Foi aí que tomamos a decisão de criar o tênis de mesa no chão.
Objetivo: exercitar através do jogo, a reflexão criativa, poder mudar regras vencer os desafios propostos, familiarizar com os outros alunos, onde todos possam experimentar a nova atividade.
Segundo (BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: ”Exercitando no Jogo e no Esporte a reflexão criativa, a comunicação sincera, a tomada de decisão por consenso e a abertura para experimentar o novo, todos podem descobrir que são capazes de intervir positivamente na construção, transformação e emancipação de si mesmos, do grupo e da comunidade onde convivem.”
Metodologia: Como o colégio está em fase de reformas desde 2008, dividimos a quadra para o uso de refeitório, cantina e também para as aulas de Educação Física, a qual não há possibilidades de colocar redes nem gol. Colocamos duas cadeiras com distancia de 3 metros, uma da outra, afixamos um barbante entre as mesmas, contamos 12 passos para cada lado no comprimento, e riscamos com fita colante, confeccionamos uma raquete de tênis oficial de madeira ali da construção, por um pai de um dos alunos e também o esposo da professora Terezinha colega de trabalho. Iniciamos com bolas oficiais de tênis de mesa, mas elas são fracas e com o impacto no chão quebravam rápido. Refletindo tive a idéia de experimentar bolinha de desodorante ROLL-ON, e deu certo.
Aprendizagem: colocamos em prática o jogo, jogamos individual e em duplas, fazemos uma pontuação até cinco pontos e quem perde vai sendo substituído por outro, os quais formam filas para jogar.
Resultados: para a minha surpresa, como não há espaço no colégio, para as aulas práticas de Educação Física, devido à reforma do mesmo, a maioria dos alunos de 5ª a 8ª séries estão praticando o tênis de mesa no chão, e para incentivá-los mais a nossa Diretora Profª Neide providenciou duas mesas de tênis oficial sendo bem aceito pelos alunos o Tênis de mesa e tênis de mesa no chão, todos querendo praticar. Os alunos já trazem de suas casas a bolinha de ROLL-ON e sua raquete.
Considerações finais: pudemos observar que os alunos ficam ansiosos para chegar a hora do intervá-lo para jogar, e que ao invés de brigas e correrias no intervá-lo o que se vê, são alunos disputando a fila para jogar. Os alunos de 1ª a 4ª série já estão praticando também com o professor Paulo. E também na quadra de tênis no chão jogamos: voleibol de trios, futevôlei e outros.
Imagens enviadas pela professora Zenaide Chaves da Silva:
Referências Bibliográficas:
BROTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp, 1995/ Santos: Projeto cooperação, 1997 (Ed. Renovada).
LOVISOLO, H. O principio da cooperação. In: Conferência Brasileira do Esporte Educacional. Rio de Janeiro, 1996.