Disciplina - Educação Física

Relato: Instituto de Educação Estadual de Maringá

Nome da autora: Zenaide Chaves da Silva
Coautor: Guilherme Palhano Gorinelli
Instituição: Instituto de Educação Estadual de Maringá
Município/Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Tênis de Mesa no Chão
Série: 5ª a 8ª

Relato: o presente trabalho aconteceu no lº semestre do ano de 2008, onde houve a necessidade de trabalhar o tema na escola; pelo interesse dos alunos e da professora, em conhecer a teoria e vivenciar a pratica no dia a dia, mas como a pratica era impossível, pois não tínhamos o material necessário e nem espaço para tanto, decidimos juntos professora e alunos a pesquisar o jogo oficial e através dele criarmos outro. Iniciamos a pesquisa nas bibliotecas da escola da rede municipal, e das Faculdades UEM e CESUMAR, e nos dias de chuva no laboratório de informática da escola. Em seguida fizemos uma exposição dos trabalhos pesquisados em mural para que todos pudessem observar o mesmo. Foi aí que tomamos a decisão de criar o tênis de mesa no chão.

Objetivo: exercitar através do jogo, a reflexão criativa, poder mudar regras vencer os desafios propostos, familiarizar com os outros alunos, onde todos possam experimentar a nova atividade.

Segundo (BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: ”Exercitando no Jogo e no Esporte a reflexão criativa, a comunicação sincera, a tomada de decisão por consenso e a abertura para experimentar o novo, todos podem descobrir que são capazes de intervir positivamente na construção, transformação e emancipação de si mesmos, do grupo e da comunidade onde convivem.”

Metodologia:
Como o colégio está em fase de reformas desde 2008, dividimos a quadra para o uso de refeitório, cantina e também para as aulas de Educação Física, a qual não há possibilidades de colocar redes nem gol. Colocamos duas cadeiras com distancia de 3 metros, uma da outra, afixamos um barbante entre as mesmas, contamos 12 passos para cada lado no comprimento, e riscamos com fita colante, confeccionamos uma raquete de tênis oficial de madeira ali da construção, por um pai de um dos alunos e também o esposo da professora Terezinha colega de trabalho. Iniciamos com bolas oficiais de tênis de mesa, mas elas são fracas e com o impacto no chão quebravam rápido. Refletindo tive a idéia de experimentar bolinha de desodorante ROLL-ON, e deu certo.

Aprendizagem: colocamos em prática o jogo, jogamos individual e em duplas, fazemos uma pontuação até cinco pontos e quem perde vai sendo substituído por outro, os quais formam filas para jogar.

Resultados: para a minha surpresa, como não há espaço no colégio, para as aulas práticas de Educação Física, devido à reforma do mesmo, a maioria dos alunos de 5ª a 8ª séries estão praticando o tênis de mesa no chão, e para incentivá-los mais a nossa Diretora Profª Neide providenciou duas mesas de tênis oficial sendo bem aceito pelos alunos o Tênis de mesa e tênis de mesa no chão, todos querendo praticar. Os alunos já trazem de suas casas a bolinha de ROLL-ON e sua raquete.

Considerações finais: pudemos observar que os alunos ficam ansiosos para chegar a hora do intervá-lo para jogar, e que ao invés de brigas e correrias no intervá-lo o que se vê, são alunos disputando a fila para jogar. Os alunos de 1ª a 4ª série já estão praticando também com o professor Paulo. E também na quadra de tênis no chão jogamos: voleibol de trios, futevôlei e outros.

Imagens enviadas pela professora Zenaide Chaves da Silva:
Imagens dos alunos jogando tênis Imagens dos alunos jogando tênis Imagens dos alunos jogando tênis
Imagens dos alunos Imagens dos alunos jogando tênis de mesa Imagens dos alunos jogando tênis


Referências Bibliográficas:

BROTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp, 1995/ Santos: Projeto cooperação, 1997 (Ed. Renovada).
LOVISOLO, H. O principio da cooperação. In: Conferência Brasileira do Esporte Educacional. Rio de Janeiro, 1996.

Recomendar esta página via e-mail: