Vôlei de Praia
História do Vôlei de praia
O vôlei de praia tem uma tradição que remonta aos anos 30, quando foram disputados os primeiros torneios amadores do Brasil em Copacabana e Ipanema. Durante décadas, o vôlei de praia foi visto apenas como uma distração de final de semana, praticado por milhares de pessoas em toda a orla marítima, principalmente no Rio de Janeiro.Em 1986, grandes nomes internacionais da praia foram reunidos pela primeira vez, para o Hollywood Volley, em Copacabana, no Rio e em Santos, São Paulo. A partir desta competição, o vôlei de praia começou a conquistar espaços na mídia e no coração dos torcedores.
Depois do sucesso do Hollywood Volley, o esporte foi oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e realizado o primeiro campeonato mundial, na praia de Ipanema, em 1987. Mais uma vez foi um sucesso retundante e, em 1989, a FIVB instituiu o Circuito Mundial Masculino - World Champion Series. Nos primeiros quatro anos, o domínio foi dos americanos mas, aos poucos, os brasileiros foram dominando e hoje são absolutos no circuito.
Em 1992, foram realizadas as primeiras competições femininas e em 1994, o primeiro circuito mundial para as mulheres. O Brasil passou a sediar uma das etapas do circuito feminino e uma do masculino, sempre no Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, duas etapas de cada uma das categorias são disputadas no país - o feminino tem uma em Salvador e o masculino em Fortaleza.
Nas olimpíadas de 1992, em Barcelona, o vôlei de praia apareceu como esporte de exibição. Em 1993, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o espanhol Juan Antonio Samaranch, assistiu à etapa carioca do circuito mundial e deu o seu aval para a entrada do vôlei de praia no rol de esportes olímpicos.
A Olimpíada de Atlanta marcou a estreia do esporte na competição (com a disputa de medalhas valendo para o quadro geral do evento) e o Brasil teve o domínio absoluto no feminino, conquistando as medalhas de ouro, com Jacqueline e Sandra e de prata, com Monica e Adriana. No masculino, nossas duplas não foram bem. Zé Marco e Emanuel dividiram o nono lugar com os cearenses Franco e Roberto Lopes.
Nas Olimpíadas de Sydney em 2000, o esporte obteve um excelente resultado, obtendo 1/3 de todas as medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos.
Em 2003, o Brasil sediou o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que foi disputado na cidade do Rio de Janeiro no mês de outubro (2003).
Este conteúdo foi acessado em 05/08/2010 do site: Confederação Brasileira de Voleibol. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Regras do Vôlei de praia
O vôlei de praia olímpico é disputado por duplas, posicionadas uma de cada lado da quadra e separadas por uma rede. O principal objetivo do jogo é fazer com que a bola toque o solo adversário, mas, para que o ponto seja válido, a bola deve passar entre as duas antenas posicionadas nas extremidades da rede.A partida não possui tempo determinado e ganha quem vencer dois sets, sendo que cada set acaba quando uma das duplas marca 21 pontos. No entanto, a vantagem sobre o adversário deve ser de, no mínimo, dois pontos. Caso contrário, a partida continua até que alguma dupla consiga tal vantagem.
O jogo começa com um saque. Então, a equipe que recebe a bola pode dar até três toques para passá-la à quadra adversária, contudo, o mesmo atleta não pode tocar duas vezes seguidas na bola.
Em caso de empate em sets por 1 a 1, o jogo é decidido no tie-break. O tie-break é um set mais curto, com duração de 15 pontos, que serve como desempate para decidir o vencedor da partida, já que não há empates no vôlei de praia.
Regras na íntegra: Clique aqui
Este conteúdo foi acessado em 06/06/2011 do site HowStuffWorks. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.