Expressão Corporal e Coreografia Coletiva
Autora: Odete de Paula MonteiroCoautora: Alessandra Zanato Mensato
Instituição: Colégio Estadual Nóbrega da Cunha
Município: Bandeirantes - Pr
Conteúdo: Dança
Série: 7ª
Este relato foi elaborado para apresentação no curso “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, e como requisito de avaliação final da oficina.
Relato: Expressão Corporal e Coreografia Coletiva
Justificativa
A dança surgiu junto com a humanidade, através de rituais religiosos, e no decorrer dos tempos ela passou por diversas modificações. A dança é uma das 3 principais artes da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo e de movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). A dança se manifesta de diversas formas em nossa sociedade com objetivos distintos e características diversas. A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o meio e a sociedade.
Objetivos específicos
Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de todos os seus domínios do comportamento humano, ou seja, comportamentos motor, afetivo-social, físico, psicológico de forma lúdica e harmoniosa.
Contribuir para a formação de estruturas corporais e de movimentos simples ao complexo, associando movimentos, música e ritmo.
Desenvolvimento da expressão e expressividade dos sentimentos, valorizando a criatividade, capacidade xpressiva e espontânea do aluno, favorecendo a construção da cidadania e o reconhecimento das interrelações pessoais e o reconhecimento da corporeidade.
Encaminhamento metodológico
Propor aos alunos uma atividade de dança diferente, na qual a sala será dividida em grupos de 4 pessoas ou a critério do professor, e cada grupo pesquisará diferentes movimentos e cada aluno escolherá um movimento para ensaiar e apresentar com seu grupo. Dividir os grupos e levá-los ao laboratório de informática da escola para que assistam a um video sobre dança africana, disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10108, assim, poderão observar alguns movimentos, em seguida eles devem pesquisar alguns passos e movimentos ritmicos na internet. Após escolherem os movimentos que será realizado pelo grupo, os
alunos deverão ir até a quadra da escola e ensaiar os movimentos com seu grupo, após montar e ensaiar com seu grupo deverão apresentar aos demais grupos a sua atividade.
Após a apresentação poderão juntar dois ou três grupos para formar uma única coreografia. Quando todos tomarem conhecimento de todos os movimento deverão ensaiar e apresentar a coreografia. A classe deverá escolher a sequência que esses movimentos serão apresentados e também definir uma música que combine com esses movimentos e assim montar uma coreografia completa e apresentar a dança completa.
Recursos Didáticos e Tecnológicos
- Rádio
- CDs
- TV Multimídia
- Pendrive
- Laboratório de informática
- Vídeo Danças Africanas 3.
Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10108 (Acesso em 29/11/2010).
Avaliação
Os alunos serão avaliados pela organização, criatividade e cooperação na apresentação das atividades proposta.
Referências:
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física, Curitiba: SEED, 2008.
VERDERI, Érica Beatriz L. P. Dança na Escola. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 2000.
Internet:
Em Foco "Dança": www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=176 - Acesso em 26 nov. 2010.