Minivoleibol
Conteúdo: Voleibol AdaptadoMaterial: Bolas e rede
Converse com a turma e explique a atividade que será realizada, o que ela propicia em termos de desenvolvimento de capacidades físicas (agilidade, velo cidade, coordenação etc) e habilidades (o movimento de volear, principalmente) explicando quais são os seus benefícios para o corpo, além do aprendizado de voleibol.
Descrição do jogo
- Formação de equipes: 4 ou 5 estudantes por equipe, sendo o mínimo de 6 equipes. Caso haja mais de seis equipes, as mesmas entrarão em esquema de rodízio com as demais, à medida que a pontuação for conquistada.
- Organização do espaço: Utilização da quadra de voleibol ou espaço para práticas corporais, dividindo-a ao meio, paralelamente à linha lateral; passar um barbante preso na altura das traves do gol, alinhado de uma extensão a outra da quadra, sobre a demarcação simétrica da divisão anterior; o barbante representará a rede do jogo.
Utilizando as linhas demarcadas no chão formamos três quadras menores de cada lado do barbante, para realizar o jogo, conforme o diagrama abaixo:
- Desenvolvimento: a bola poderá ser manipulada utilizando todas as possibilidades de movimentos relacionados com a habilidade motora “volear”, ou seja, o estudante não poderá segurá-la durante a disputa do ponto no jogo.
As demais regras do jogo poderão ser adaptadas do voleibol, considerando-se as devidas discussões prévias com os estudantes.
Professor(a), não se esqueça de refletir com os estudantes sobre o que foi feito durante a aula, busque ampliar o diálogo para contemplar a proposta deste trabalho e debater sobre o voleibol em seus aspectos mais amplos: cultural, social, político e econômico.
Explique aos estudantes que todos esses movimentos aprendidos podem ser ampliados. Para isso, é necessário variar as possibilidades, como fizeram com as bexigas, por exemplo. Lembre-os também de que em diversas situações sociais podemos impor nosso ritmo, nossa forma, nosso jeito para participar da vida coletiva, por isso, não devemos cair no erro de padronizar ou buscar modelos. Explique que podemos adaptar regras para podermos participar e até mesmo recriar outras formas de jogar e que, ao brincar, estamos desenvolvendo nossas aprendizagens, capacidades e habilidades de forma integral.
Após a reflexão, é importante que façam um registro do que foi realizado, podem trabalhar com atividades como: pintar uma figura que represente o que fizeram e que considerem ser similar ao que vivenciaram ao jogo do voleibol.
Este conteúdo foi acessado em 25/04/2011 do Currículo em Debate - Goiás. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
As demais regras do jogo poderão ser adaptadas do voleibol, considerando-se as devidas discussões prévias com os estudantes.
Professor(a), não se esqueça de refletir com os estudantes sobre o que foi feito durante a aula, busque ampliar o diálogo para contemplar a proposta deste trabalho e debater sobre o voleibol em seus aspectos mais amplos: cultural, social, político e econômico.
Explique aos estudantes que todos esses movimentos aprendidos podem ser ampliados. Para isso, é necessário variar as possibilidades, como fizeram com as bexigas, por exemplo. Lembre-os também de que em diversas situações sociais podemos impor nosso ritmo, nossa forma, nosso jeito para participar da vida coletiva, por isso, não devemos cair no erro de padronizar ou buscar modelos. Explique que podemos adaptar regras para podermos participar e até mesmo recriar outras formas de jogar e que, ao brincar, estamos desenvolvendo nossas aprendizagens, capacidades e habilidades de forma integral.
Após a reflexão, é importante que façam um registro do que foi realizado, podem trabalhar com atividades como: pintar uma figura que represente o que fizeram e que considerem ser similar ao que vivenciaram ao jogo do voleibol.
Este conteúdo foi acessado em 25/04/2011 do Currículo em Debate - Goiás. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.