Miniatletismo
Conceito de MINIATLETISMO
O objetivo do MINIATLETISMO é despertar o interesse na prática do Atletismo. Novos eventos e organização inovadora darão condições às crianças de descobrirem as atividades básicas: velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos e lançamentos em qualquer lugar (estádio, playground, ginásio etc.).
Os jogos de Atletismo darão às crianças a oportunidade de obter maior benefício da prática do esporte, quanto a saúde, educação e auto-satisfação.
Objetivos
Estes são os objetivos organizacionais do conceito de MINIATLETISMO:
- Que um grande número de crianças possa estar ativo ao mesmo tempo.
- Que sejam experimentadas formas de movimentos básicos e variados.
- Que não só as crianças mais fortes e velozes deem contribuições para um bom resultado.
- Que as exigências de habilidades variem de acordo com a idade e o requisito das capacidades coordenativas.
- Que se dê ao programa um espírito de aventura, oferecendo uma aproximação adequada do Atletismo às crianças.
- Que a estrutura e pontuação das atividades sejam simples e baseadas na ordem de posição das equipes.
- Que se precise de poucos assistentes e/ou árbitros.
- Que o Atletismo seja oferecido como uma atividade de equipes mistas (meninas e meninos juntos).
MiniAtletismo - Iniciação ao Esporte
Os objetivos contidos nos eventos do MINIATLETISMO IAAF são:
Promoção da saúde – Um dos principais objetivos das atividades esportivas deve ser o de encorajar as crianças a usarem suas energias a fim de preservar sua saúde a longo prazo. O Atletismo é unicamente desenhado para alcançar este desafio, por sua natureza de atividades variadas, e pela forma física que sua prática requer.
A grande variedade das formas de jogos oferecidos às crianças contribuirá para o desenvolvimento geral e harmonioso.
Interação social – O MINIATLETISMO é um fator comprovado de integração das crianças em uma experiência social. Os eventos por equipe, em que todos contribuem para o jogo, são a oportunidade para que as crianças vivenciem e aceitem suas diferenças. A simplicidade das regras e a natureza inofensiva dos eventos oferecidos permitem às crianças desempenharem o papel de árbitro e de
técnico de equipe. Estas responsabilidades, eles realmente assumirão em momentos especiais, e será um modo de vivenciarem a cidadania.
Caráter de aventura – Para serem estimuladas, as crianças precisarão perceber que podem realmente vencer a prova em que tomarão parte. A fórmula escolhida deve pautar por conduzir o evento de forma imprevisível até a última atividade.
Este é um elemento que conduzirá à motivação das crianças.
Professor, o Guia Prático de Atletismo para Crianças - Miniatletismo - Iniciação ao Esporte, esta disponível para download na página de Sugestão de Leitura:
Acesse o guia
Este conteúdo juntamente com o guia foram acessados em 01/12/2011 no sítio da Confederação Brasileira de Atletismo. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.