Objetos de Aprendizagem
A incorporação de tecnologias às práticas educacionais pode provocar transformações na prática de professores, porém a inserção de recursos tecnológicos em sala de aula é apenas um passo, sendo necessário ir além da inovação. Deve-se transformar a prática educativa em espaços efetivos, prazerosos e qualificados, nos quais o processo de aprendizagem desenvolva-se através da construção de conhecimentos sobre os conteúdos mínimos a serem trabalhados em cada nível de ensino, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria em diferentes mídias. Os objetos de aprendizagem são exemplos de recursos tecnológicos que surgiram como forma de organizar e estruturar materiais educacionais digitais.Objetos de Aprendizagem
Entende-se objeto de aprendizagem como “uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada, reusada ou referenciada durante o ensino com suporte tecnológico".
Exemplos de ensino com suporte tecnológico incluem sistemas de treinamento baseados no computador, ambientes de aprendizagem interativos, sistemas instrucionais auxiliados por computador, sistemas de ensino a distância e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de objetos de aprendizagem incluem conteúdo multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de ensino, software instrucional e software em geral e pessoas, organizações ou eventos referenciados durante um ensino com suporte tecnológico”. (IEEE, 2000)
Objeto de aprendizagem é também definido por Wiley (2002) como “...qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem. Esta definição tradicional considera como objetos de aprendizagens desde imagens e gráficos, vídeos, sons, ferramentas até qualquer outro recurso educacional digital a ser utilizado para fins educacionais e que contenha sugestões sobre o contexto de sua utilização e por isto é preciso planejar de forma integrada sua produção e uso. Mas o senso comum entende que um objeto de aprendizagem usualmente compreende um conjunto de tais recursos básicos, organizados de forma a ensejar uma experiência de aprendizagem.
Este recorte de texto faz parte do artigo "Formação de professores para produção e uso de objetos de aprendizagem", de TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; CARVALHO, Marie Jane Soares Carvalho; AVILA, Bárbara Gorziza Avila.
Esse artigo define objetos de aprendizagem e mostra aspectos envolvidos na sua produção e uso. São apresentados a estratégia de capacitação de professores e alunos para a construção de objetos de aprendizagem, exercendo o processo de autoria. Também é descrita uma estratégia utilizada na formação de docentes para a construção de objetos de aprendizagem e algumas considerações finais sobre os resultados alcançados.
Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://migre.me/bFTbJ
Possibilidades de usos dos Objetos
Mobilizador: pretende-se, com os objetos de aprendizagem, despertar a curiosidade e o interesse dos discentes para os conteúdos cognitivos que vão constituir os objetivos da aula.
Informativo: tem como objetivo permitir apresentar aos alunos, de uma maneira indireta, elementos da realidade que não podem ser observados in loco.
Explicativo: é também desempenhada pelos objetos, quando os usamos para explicar um processo, uma relação ou um conceito.
Facilitador: está quase sempre presente quando utilizamos imagens juntamente com texto, funcionando as palavras como complementos ou reforços da informação visual. Ilustra uma mensagem já expressa pelo texto. Assim, essa função permite um reforço do simbolismo verbal do texto, facilitando a atenção e a memorização.
Comprovador: é também um dos papéis desempenhados pelos objetos, permitindo comprovar, de uma maneira mais concreta, a exposição de uma ideia, de um raciocínio, de um relato, de um fato. Aquilo que se vê com os próprios olhos tem muito mais força e valor do que o que se ouve dizer ou que apenas se leu.