Sistema circulatório
Associação do sistema circulatório (analogias):
Para que os alunos assimilem o conceito do funcionamento desse sistema tão importante para o ser humano, sugiro que proponha um atividade onde os alunos deverão construir analogias do sistema com diferentes abordagens, ou seja, os alunos deverão realizar associações com atividades profissionais; momentos do cotidiano ou outra atividade em que possam associar situações que ocorrem no sistema circulatório.
Portanto, para a organização desta atividade, sugiro:
Divida a turma em 5 grupos e peça que cada grupo tente realizar algumas analogias tanto em relação aos componentes, como das funções, por exemplo:
Grupo I - Regulação da temperatura corpórea X a temperatura do carro (radiador);
Grupo II - Artérias - uma grande via de condução de nutrientes (sangue) X Via Expressa de veículos (Linha Vermelha - RJ);
Grupo III - Saída de uma torcida do estádio de futebol X circulação sanguínea(do coração para os tecidos e órgãos);
Grupo IV - Transporte de gases X tubos que levam gás para a população de uma cidade e
Grupo V - Defesa contra agentes patogênicos X sistema de segurança de uma firma.
Dica II - Professor, estimule os alunos a levantarem o maior número de analogias possíveis e ofereça um tempo para as apresentações. Os exemplos citados acima servirão como base para que os alunos entendam o significado da atividade, ou seja, para cada componente ou função do sistema circulatório os alunos deverão fazer uma analogia possível.
Dando continuidade a aula contextualize junto aos alunos alguns dos benefícios, em especial, das atividades ditas aeróbias, que correspondem a exercícios que estimulam a atividade do coração e dos pulmões durante um período suficiente para promover mudanças benéficas ao corpo humano. Correr, caminhar, pedalar, nadar são exercícios tipicamente aeróbios. Tais como:
Benefícios da atividade aeróbia (por exemplo: caminhar e correr):
Estenda a listagem de benefícios, tais como:
- A diminuição da freqüência cardíaca, de forma geral é um dos primeiros efeitos na prática de atividades aeróbias;
- Melhora na irrigação sanguínea – dilatação das artérias coronárias, garantindo um melhor funcionamento de oxigênio para o coração tanto em repouso quanto em atividade;
- Perda de peso- há uma ativação do metabolismo.
Após apresentar esses benefícios peça que os alunos façam uma análise reversa, ou seja, que eles listem se há algum malefício nesse tipo de atividade.
- Levantamento sobre exercícios aeróbios
Caro Professor, reconhecemos a importância das atividades aeróbias para o bom funcionamento do sistema cardiovascular (sistema circulatório). Proponho que os alunos formem trios e façam uma pequena entrevista (no recreio ou na saída da escola, por exemplo) com 5 pessoas da comunidade escolar (alunos/professores/funcionários) com perguntas semi estruturadas, tais como:
- Sexo M ( ) F ( )
- Idade:
- Você sabe o que é atividade aeróbia?
- Você pratica alguma atividade aeróbia? Sim( ) Naõ( ) Por quê?
- Quais atividades pratica e quantas vezes por semana?
- Cite algum tipo de benefício que a atividade aeróbia promove a sua saúde.
- Quais são os tipos de circulação que existem?
Essa pesquisa terá como objetivo levantar se os membros da comunidade escolar praticam algum tipo de atividade aeróbia e , se reconhecem a importância desta pratica para o bom funcionamento do sistema circulatório. Este trabalho deverá ser entregue numa próxima aula marcada pelo professor e discutida os seus resultados juntos com os alunos. Observemos nos resultados algumas variáveis quanto a idade, sexo e o número de vezes que cada entrevistado realiza alguma atividade aeróbia.
Conclusão da atividade: finalizando esta aula faça um pequeno resumo com auxílio dos alunos e escreva no quadro ou lousa, os tópicos relacionados ao tema (sistema circulatório). Peça aos alunos que anotem esses tópicos, para que auxilie na elaboração do texto que será exigido pelo professor como forma de avaliação desta aula.
Essa atividade foi extraída da aula "A importância da atividade física para o sistema circulatório", do professora Cristiane Tabach de Oliveira Duarte Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.