Disciplina - Educação Física

Dança de Salão - “O Espelho”

Iniciar a atividade com a seguinte experiência:

  • O professor deverá levar um pequeno espelho de 30x30 cm para uma experiência (caso não seja possível poderá apenas fazer a reflexão).
  • Escrever em uma folha de papel uma palavra e mostrar aos alunos. Após a leitura, colocar a palavra na frente do espelho e perguntar o que se pode perceber. (O espelho reflete a palavra ao contrário).
  • Dividir a turma em duplas. Cada um da dupla possui uma função: pessoa e espelho (imagem). Todo movimento que a pessoa fizer o espelho deverá reproduzir como se fosse a imagem do colega refletida. (Após um tempo de atividade os papéis se invertem).

Após a atividade reunir a turma para algumas reflexões acerca da vivência:

Assim como aconteceu na experiência que fizemos com o espelho, na atividade, quem fez o papel de espelho deveria repetir os movimentos do colega ao contrário, ou seja, se o colega levantasse o braço direito, o espelho deveria levantar o braço esquerdo.

Essa atividade nos ajuda a refletir sobre um tipo de dança muito popular que se faz a dois (Dança de Salão). Quando dançamos sozinhos, podemos fazer qualquer movimento sem muitas preocupações, porém se dançamos colados com alguém, o movimento que faço interfere diretamente com o movimento da outra pessoa, por isso o movimento dessa pessoa deverá ser espelhado ao meu, evitando assim o choque de movimentos. (Na dança de Salão os movimentos se encaixam como em uma engrenagem, se movimento a perna esquerda para frente meu par deve fazer o oposto, movimentar a direita para trás). Esse é um dos princípios da Dança de Salão. Existem outros que oportunamente veremos, por enquanto vamos apenas dar um enfoque nesse.


Essa atividade foi extraída da aula Seguindo seus passos, do professor Wilson Vassallo Fagundes - Juíz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: