Fundamentos e características da Ginástica
Para iniciar a aula o professor pode instigar os alunos perguntando qual é o significado da palavra "Gymnádzein".
Expor aos alunos sua etimologia e significado de forma oral, explicando e solicitando a colaboração dos alunos, socializando assim as informações.
Gymnádzein é o termo em grego que deu origem a nossa conhecida ginástica, sua tradução aproxima-se de "treinar", ou mesmo "exercitar-se nu", pois gymnos significa nu em grego.
Era dessa forma "despojada" que na antiguidade os gregos praticavam exercícios nos ginásios. Seu desenvolvimento tornou-se mais efetivo com os soldados da Grécia Antiga, que começaram a sistematizar e utilizar de forma prática os benefícios dos exercícios físicos nas atividades como montar e desmontar um cavalo e também nas habilidades desenvolvidas pelos acrobatas dos circos.
A sistematização da ginástica veio muito depois, tendo como um movimento importante a criação da escola alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos), no início do século XVIII.
Mas e hoje como está sistematizada a ginástica?
Atualmente as modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) estão classificadas em:
- Ginástica Acrobática
- Ginástica Aeróbica
- Ginástica Artística
- Ginástica Circense
- Ginástica para todos
- Ginástica Rítmica
- Ginástica Trampolim
Atividade:
Pesquisar os principais fundamentos e características de cada modalidade - seus padrões de movimento, evolução técnica, algumas necessitam de trilha sonora, entre outros fundamentos específicos.
Conclusão da atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual.
Essa atividade foi extraída da aula Ginástica em grego Gymnádzein!, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.