Disciplina - Educação Física

Fundamentos e características da Ginástica

Para iniciar a aula o professor pode instigar os alunos perguntando qual é o significado da palavra "Gymnádzein".

Expor aos alunos sua etimologia e significado de forma oral, explicando e solicitando a colaboração dos alunos, socializando assim as informações.

Gymnádzein é o termo em grego que deu origem a nossa conhecida ginástica, sua tradução aproxima-se de "treinar", ou mesmo "exercitar-se nu", pois gymnos significa nu em grego.

Era dessa forma "despojada" que na antiguidade os gregos praticavam exercícios nos ginásios. Seu desenvolvimento tornou-se mais efetivo com os soldados da Grécia Antiga, que começaram a sistematizar e utilizar de forma prática os benefícios dos exercícios físicos nas atividades como montar e desmontar um cavalo e também nas habilidades desenvolvidas pelos acrobatas dos circos.

A sistematização da ginástica veio muito depois, tendo como um movimento importante a criação da escola alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos), no início do século XVIII.

Mas e hoje como está sistematizada a ginástica?

Atualmente as modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) estão classificadas em:

  • Ginástica Acrobática
  • Ginástica Aeróbica
  • Ginástica Artística
  • Ginástica Circense
  • Ginástica para todos
  • Ginástica Rítmica
  • Ginástica Trampolim

Atividade:

Pesquisar os principais fundamentos e características de cada modalidade - seus padrões de movimento, evolução técnica, algumas necessitam de trilha sonora, entre outros fundamentos específicos.

Conclusão da atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual.


Essa atividade foi extraída da aula Ginástica em grego Gymnádzein!, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

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