Disciplina - Educação Física

Vivenciando os esquemas táticos do Futsal

Duração: aproximadamente 60 minutos

Recursos: quadra de Futsal

Descrição: nesta atividade, proponha para a turma mini-partidas de futsal, onde os(as) alunos(as) terão que posicionar os jogadores de acordo com esquema tático, por exemplo, 2-2, 3-1, 4-0, 1-2-2 etc, refletindo sobre as diferenças entre jogar de uma forma pré-determinada ou com liberdade total. Antes de começar cada partida, pergunte para os times qual foi a formação tática e escolhida e por que. Os times poderão usar planilhas (papel e caneta) para esquematizar as jogadas ensaiadas e as mudanças de estratégias durante a partida. Podem também pedir para que um dos colegas seja o técnico, responsável na organização tática do time.

Possibilidades de Ampliação

Quanto ao Espaço: procure diversificar os espaços para a realização da aula, podendo ser realizadas no campo ou na quadra. Ir a jogos de futebol e de futsal nos estádios e ginásios da cidade, com o intuito de compreender as variações táticas das equipes observadas.   

Quanto ao Corpo do Colega: Experimentar as formações táticas dos jogos de mãos dadas, formando apenas um jogador.   

Quanto ao Material: Assistir trechos de jogos de hoje e de antigamente, experimentar as formações táticas atuais e antigas, e compreender os motivos que levam às mudanças táticas no futebol e no futsal. Analisar falas (e textos) dos/das comentaristas esportivos/as na TV e nos jornais. Eles/as demonstram conhecimento tático? Jogar jogos eletrônicos de futebol (por exemplo, numa visita a uma casa de jogos eletrônicos) e experimentar diferentes sistemas táticos nesses jogos.


Essa atividade foi extraída da aula "Futebol e Conhecimento Tático", do professor Túlio Campos - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.



Recomendar esta página via e-mail: