Disciplina - Educação Física

Futebol e Ciências Sociais

O objetivo da exibição desses dois vídeos é permitir aos alunos uma análise e reflexão sobre o futebol, inicialmente visto como uma arte e o processo que sofreu com sua democratização. Antes de apresentar os vídeos, o professor pode propor aos alunos roteiros de atividades para cada vídeo. As respostas apresentadas pelos alunos deverão ser registradas no portfólio.

Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo O Vídeo na Sala de Aula, de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual. (Texto disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm)

1º vídeo: Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]

Descrição: O vídeo mostra o futebol arte do Brasil, uma adaptação do futebol inglês. Exibe os atletas brasileiros que se destacaram no futebol e as jogadas plásticas que os brasileiros inventaram.

 Brasil Futebol Clube [Visões do esporte] 

1ª Atividade

Roteiro para o vídeo

- Como podemos definir o termo "Futebol Arte".

- Hoje em dia tem como jogar um futebol bonito (Futebol Arte) ou apenas jogar por resultados?

- Gol de bicicleta é um lance genuinamente brasileiro. Comente sobre ele e sobre seu "criador" Leônidas da Silva.

Obs.: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.


2º vídeo: Entrevista com o Cientista Político Luis Manuel Rebelo Fernandes

Descrição: Luis fala sobre a ruptura do futebol "elitista" do Rio de Janeiro em meados dos anos 20 e sobre o processo de democratização do futebol no Brasil.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=06MAo6mrnhM (Acesso em: 11/10/2010).  

2º Atividade

Roteiro para o vídeo

- Como era composto esse futebol chamado de elitista?

- Quem era excluído da prática esportiva do futebol?

- Como ocorreu a democratização do esporte?

- Quais avanços ocorreram após essa democratização do futebol?

Obs.: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.

Conclusão da atividade: Formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados. Através desse debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.


Essa atividade foi extraída da aula Futebol e Ciências Sociais, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: