Futebol e Ciências Sociais
O objetivo da exibição desses dois vídeos é permitir aos alunos uma análise e reflexão sobre o futebol, inicialmente visto como uma arte e o processo que sofreu com sua democratização. Antes de apresentar os vídeos, o professor pode propor aos alunos roteiros de atividades para cada vídeo. As respostas apresentadas pelos alunos deverão ser registradas no portfólio.
Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo O Vídeo na Sala de Aula, de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual. (Texto disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm)
1º vídeo: Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]
Descrição: O vídeo mostra o futebol arte do Brasil, uma adaptação do futebol inglês. Exibe os atletas brasileiros que se destacaram no futebol e as jogadas plásticas que os brasileiros inventaram.
Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]
1ª Atividade
Roteiro para o vídeo
- Como podemos definir o termo "Futebol Arte".
- Hoje em dia tem como jogar um futebol bonito (Futebol Arte) ou apenas jogar por resultados?
- Gol de bicicleta é um lance genuinamente brasileiro. Comente sobre ele e sobre seu "criador" Leônidas da Silva.
Obs.: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.
2º vídeo: Entrevista com o Cientista Político Luis Manuel Rebelo Fernandes
Descrição: Luis fala sobre a ruptura do futebol "elitista" do Rio de Janeiro em meados dos anos 20 e sobre o processo de democratização do futebol no Brasil.
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=06MAo6mrnhM (Acesso em: 11/10/2010).
2º Atividade
Roteiro para o vídeo
- Como era composto esse futebol chamado de elitista?
- Quem era excluído da prática esportiva do futebol?
- Como ocorreu a democratização do esporte?
- Quais avanços ocorreram após essa democratização do futebol?
Obs.: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.
Conclusão da atividade: Formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados. Através desse debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.
Essa atividade foi extraída da aula Futebol e Ciências Sociais, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.