Histórico do Basquetebol - Passo a passo
1ª Aula
As imagens podem ser visualizadas no laboratório de informática, em televisores com entrada USB, ou mesmo impressas em papel. Antes de apresentar as imagens aos alunos é importante apresentar o roteiro de imagens e realizar um debate sobre elas, a fim de diagnosticar o conhecimento que o estudante já detém sobre o basquetebol. Após o debate, os alunos deverão pesquisar as primeiras regras do basquetebol e as novas regras do basquete. A pesquisa deve ser realizada no laboratório de informática, mediada pelo professor, utilizando como referência a sugestão de sites para pesquisa (item b).
Após essa pesquisa, o professor deve retomar as imagens apresentadas inicialmente, para que os alunos apresentem seus apontamentos, e justificar quais são as diferenças existentes entre elas e quais são os personagens que fizeram e fazem parte de sua história.
a) Roteiro para as imagens:
- Identifique os "personagens" nas imagens 01 e 02 e relate a relação deles com o basquetebol.
- Esclareça a relação entre um cesto de pêssegos na imagem 03 e um aro com rede na imagem 04.
- Aponte as principais diferenças entre as duas bolas (imagem 05 e 06) e seu contexto histórico.
- Justifique as diferenças entre a imagem 07 (garrafão em forma de trapézio) e na imagem 08 (garrafão em formato retangular).
- Descreva as mudanças em relação às imagens 09 e 10.
Imagem 01
Disponível em: http://goo.gl/jGV9qx |
Imagem 02
Disponível em: http://goo.gl/MFJV8d |
Imagem 03
Disponível em: http://goo.gl/pfm4fF |
Imagem 04
Disponível em: http://goo.gl/AQPgDQ |
Imagem 05
Disponível em: http://goo.gl/NZFexH |
Imagem 06
Disponível em: http://goo.gl/F7zgVC |
Imagem 07
Disponível em: http://goo.gl/8BPnqH |
Imagem 08
Disponível em: http://goo.gl/RInB0G |
Imagem 09
Disponível: http://goo.gl/FVZCXs |
Imagem 10
Disponível em: http://goo.gl/pcwf7t |
b) Sugestão de sites para pesquisa:
- Portal Dia a Dia Educação. Basquetebol.
- Portal Dia a Dia Educação. Regras Oficiais do Basquetebol.
- Confederação Brasileira de Basquetebol.
Para que os alunos possam fazer essa leitura, a sugestão é a apresentação das duas partes do vídeo TV Escola - Série atividade - Basquetebol - parte 1 e 2 (disponibilizados no item c), que poderá ser assistido na TV da escola, no laboratório de informática, no multimídia ou em outros meios que permitam a visualização do vídeo.
a) Análise em conjunto:
Assistir as duas partes do vídeo TV Escola - Série atividade - Basquetebol - parte 1 e 2.
Reprisar o vídeo, colocando somente as cenas marcantes; e pausar para discussão após cada cena.
Solicitar que os estudantes anotem as observações importantes.
Obs.: Nesse momento de análise, o professor atua como mediador nas discussões, seu posicionamento deverá ser colocado somente no final das discussões, para que todos tenham liberdade de argumentar.
b) Sugestão de roteiro para análise dos vídeos:
- Como ocorreu a criação do basquete?
- Como é composta uma equipe de basquetebol (quadra, jogadores, tempo de duração do jogo)?
- Qual é o objetivo do basquetebol?
- Como são dispostas as linhas na quadra?
- Quais as posições básicas do basquete?
- Quais os benefícios do basquetebol para o corpo?
- Por que o basquete é considerado um jogo anaeróbio?
c) Sugestão de vídeos para pesquisa:
- TV Escola - Série atividade - Basquetebol - parte 1.
- TV Escola - Série atividade - Basquetebol - parte 2.
3ª Aula
Realizar domínio de corpo; empunhadura e manejo de bola; os passes e arremessos do basquetebol; bandeja e rebote.
a) Sugestão de atividade:
Ao final das atividades dos fundamentos, o professor pode propor dois jogos com seus alunos. O primeiro no formato criado por James Naismith, há mais de 100 anos; e o segundo utilizando as regras atuais, focado, principalmente, na regra dos 24 segundos.
b) Sugestão de recursos para pesquisa:
Apresentar o vídeo Basquetebol - Reconstituição do primeiro jogo, pois nele é retratado os primeiros passos do Basquetebol.
Após realizar as atividades na quadra ou no pátio, propor uma socialização dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre a evolução do basquetebol, bem como atividades de leitura e análise de diferentes objetos de aprendizagem. Para finalizar esse debate, peça aos alunos que relatem como foi vivenciar as mudanças ocorridas no passar dos anos, fazendo um paralelo entre o basquetebol de 1891 com o dos dias atuais. Esse momento é muito importante, pois, por meio dessa socialização com os alunos, o professor pode fazer um diagnóstico a fim de saber se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |