Linha do Tempo da Capoeira - Passo a passo
1ª Aula
Realizar, por meio de diagnóstico, o relato dos conhecimentos da turma sobre a capoeira. Solicitar que as informações levantadas sejam registradas somente em uma folha. Após a explanação dos estudantes e do registro, propor a atividade de leitura e análise de imagens, onde todos serão instigados à leitura de reproduções de imagens relacionadas ao tema, como imagens de instrumentos musicais, indumentária, movimentos, rodas, danças, entre outras relacionadas à capoeira.
Obs.: No Portal Dia a Dia Educação estão disponíveis uma série de imagens relacionadas ao tema. Acesse a página de Educação Física / Recursos Didáticos / Imagens.
Após o diagnóstico e a atividade de leitura e análise das imagens, propor um aprofundamento do tema através da leitura e interpretação de textos acadêmicos. Para isso, sugerimos a leitura do livro A Arte da Capoeira, de Camile Adorno, disponível na íntegra na página de Educação Física / Recursos de Formação / Sugestões de Leitura.
A leitura deve ser realizada pelo pequeno grupo e de acordo com os temas específicos, para depois, por meio da dinâmica World Café, ser socializada com o grande grupo.
|
Para isso, sugerimos dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo terá um determinado recorte do livro A Arte da Capoeira, a saber:
Grupo 1 |
Grupo 2 |
Grupo 3 |
Grupo 4 |
Grupo 5 |
- O caminho da capoeira - O que é a capoeira - Itinerários |
- As origens - Zumbi dos Palmares: o mestre da resistência - A Lei Áurea |
- Capoeira & Capoeiras - A capoeira no passado - Mestre Pastinha |
- Mestre Bimba - Na roda de capoeira - A música |
- O jogo de Angola - Os movimentos - A capoeira hoje |
Ao término dessa atividade, espera-se que todos os participantes tenham contato com o livro como um todo. Com a aplicação da dinâmica World Café, espera-se tornar a leitura muito mais prazerosa, dinâmica, instrutiva e divertida, bem como transformar o aluno em um observador da história viva, pulsante, da capoeira.
Obs.: Na página de Educação Física, no Em Foco "Jogos e Brincadeiras", está disponível, na íntegra, a dinâmica World Café.
Depois de diversas rodadas de diálogo, inicia-se momentos de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversação grupal. São nessas conversas estilo "plenárias ou assembleia” que os padrões podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ação surgem.
Na escola, a compreensão das múltiplas experiências temporais pode provocar nos alunos o desenvolvimento de uma consciência histórica crítica e/ou genética. Os historiadores da Nova História Cultural adotaram o conceito de temporalidade criado por Fernand Braudel, relativo à longa duração (estruturas), à média duração (conjunturas) e à curta duração (acontecimentos). (PARANÁ, 2008b, p. 62)
Assim, por meio do conceito de linha do tempo, os alunos serão agrupados por tema de interesse e pesquisarão em vários recursos os assuntos específicos do grupo.
Depois, eles montarão suas próprias linhas do tempo com as imagens selecionadas e os textos pesquisados e editados. No final da atividade, teremos a contextualização das informações assimiladas num grande debate reflexivo e de criação.
Obs.: A construção da Linha do Tempo pode ser por meio do simulador presente no Portal do Professor do MEC , ou em papel craft.
5ª Aula
5ª Aula
Formar um único círculo na sala de aula ou na quadra esportiva, para que todos os alunos exponham ativamente seus entendimentos sobre os temas propostos, articulando as suas descobertas aos debates realizados nas aulas anteriores.
Realizar revisão sobre as conversações realizadas nos três momentos, a fim de propor questões de forma linear, abordando o tema principal: as raízes da capoeira.
Sugestões de questões norteadoras:
- Qual a relação entre os navios negreiros que trouxeram os negros africanos para serem escravizados no Brasil colonial com a Capoeira?
- Qual a relação de Zumbi dos Palmares com os quilombolas?
- A Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel trouxe a liberdade aos negros escravizados, mas qual consequência essa “tal liberdade” trouxe?
- Comentem sobre os grandes mestres da capoeira citados no livro.
- Até 1930 a prática da capoeira era proibida por lei. Hoje, como ela é vista pela sociedade?
- Outras...
Dê sua opinião |
Envie sua aula |