Punhobol (Faustball ou Fistball)
História do Punhobol
O Punhobol (Faustball ou Fistball) é um dos esportes mais antigos que conhecemos. É da mesma fonte de onde surgiu o tênis. Encontramos relatos de até 2000 anos atrás sobre jogos semelhantes ao punhobol, mas documentado encontramos uma citação, no ano de 240 DC, do imperador romano Gordianus III (Marcvs Antonivs Gordianvs Sempronianvs). Em 1555 Antonio Scaino de Saló publica as primeiras regras do popular esporte italiano o "Trattato del Giuco con la Palla di Messer" (in Vinegia, organizado por Gabriel Giolito de' Ferrari et fratelli, MCLV). O poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu no ano de 1786 em seu livro " Viagens pela Itália" o seguinte: "quatro cavalheiros de Verona batiam na bola com o punho contra quatro Vicentinos, praticavam este jogo entre eles durante todo o ano duas horas antes de anoitecer."O punhobol encontrou maior repercussão na Alemanha. Ali se joga de forma organizada desde 1893 e é parte do movimento ginástico alemão que teve seu início com o movimento dos trabalhadores em 1848. O primeiro campeonato alemão masculino se realizou no ano de1913 e o feminino em 1921 dentro da "Gymnaestrada Alemã". Especialmente os imigrantes germânicos trouxeram nas primeiras décadas do século 20 o punhobol para os países sulamericanos.
No Brasil o punhobol é jogado principalmente nos estados do sul. O punhobol (faustball, faustebol) é praticado desde a idade média. As primeiras referências datam do século XVI, na Itália. Hoje a Alemanha (100.000) praticantes, a Áustria (30.000) e Suíça (10.000) são os países em que o punhobol é mais desenvolvido. Brasil, Itália, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Checoslováquia, Chile, Paraguai e Namíbia são os países que participaram dos campeonatos continentais e mundiais.
No Brasil a referência mais antiga que se tem data de 1911, quando a Sogipa criou o seu Departamento de Punhobol. Hoje existem cerca de 5000 praticantes em nosso país, nas regiões em que houve maior influência da colonização alemã. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo) se situam as cerca de 100 equipes que praticam este esporte entre nós. Na história do Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, equipes de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Santa Cruz, Vigia, São José do Hortêncio, Sapiranga e Hamburgo Velho participaram das competições. Em Santa Catarina as equipes estão em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Timbó, Indaial, Agrolândia, São Bento do Sul, Pomerode. No Paraná, Curitiba e Ponta Grossa sempre se mantém as equipes em atividades.
As Competições
Os campeonatos mundiais de seleções nacionais são realizados desde 1968. A Alemanha venceu 10 edições e o Brasil uma vez (1999), os vice-campeonatos cabendo a Áustria (5), Brasil (3), Suíça (2) e Alemanha (1).
Campeonatos Sul-Americanos de seleções nacionais são disputados desde 1961. Argentina venceu em 1961 e 1983, os demais títulos sendo conquistados pelo Brasil, inclusive na categoria juvenil (desde 1984), feminino adulto (desde 1987) e feminino juvenil (desde 1988).
No Brasil não mais se disputam campeonatos entre Seleções Estaduais. As “Taças Brasil” interclubes são disputadas em 8 categorias (Mirim masc, Infanto masc. e fem., Juvenil masc. e fem., Adulto masc. e fem. e Veterano masc.), sob supervisão da Confederação Brasileira de Desportos Terrestres. Os campeonatos mundiais sob a supervisão International Faustball Verband, com sede na Alemanha, foram oficializados em 1986.
Nas dez disputas que foram realizadas, a Sogipa venceu 6 vezes (1988, 89, 95, 98, 99 e 2000), sendo portanto Hexa Campeã Mundial Interclubes. Os Campeonatos Sul-Americanos Interclubes foram oficializados em 1985, sendo disputados todos os anos.
Anualmente se realizam “Copas” organizadas por clubes. Na Europa existem as tradicionais Copas de Iona, Widnau e Basel (Suíça), Ahlkorn, Koennigsbrunn e Schlutenbach (Alemanha) e (Áustria). Desde 1987 clubes brasileiros participam de alguns destes torneios. A Sogipa já venceu todos eles, em diferentes anos.
Também na América do Sul tem sido organizadas Copas Interclubes, nos moldes europeus. A mais tradicional é a Copa Porto Alegre, que alcançou sua décima primeira edição em 2000. Além desta, são anualmente disputadas Copas em Rosário e Buenos Aires (Argentina); Condor, Joinville, Guarani, Timbó e Pomerode(Santa Catarina); e Duque de Caxias (Curitiba).
Este conteúdo foi acessado em 11/01/2010 do sítio: www.punhobol.com.br
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.