Aponte o que ouviu
Material: quadro-negro ou papel pardo, giz ou pincel atômico.Formação: os participantes deverão sentar-se em círculo.
Desenvolvimento: obedecendo uma determinação do professor, um deles aponta para uma parte de seu corpo, afirmando entretanto, ser outra. Por exemplo: Aponta para o nariz e afirma: "Este é meu umbigo" . O seguinte, imediatamente, deve colocar a mão sobre a parte de seu corpo que ouviu e não na que viu; no caso, colocar a mão no umbigo e afirmar, por exemplo, "Este é meu cabelo". Caberá ao seguinte colocar as mãos sobre seus cabelos e fazer uma afirmação, indicando outra parte do corpo, e assim sucessivamente. O professor, para estimular o acerto de todo o grupo, poderá estabelecer que a vitória será sua quando alguém errar e que o grupo será vencedor se todos acertarem. A tendência natural do participante, premido pela urgência de sua resposta, é apontar o que viu e não o que ouviu, atrapalhando-se na hora de apresentar sua indicação. O participante que errar, deve dirigir-se ao quadro-negro e desenhar uma parte do corpo humano. O seguinte a cometer erro deverá continuar o desenho, acrescentando mais uma parte (como o jogo da forca).
Observações: o jogo tem como objetivos:
- desenvolver na criança a atenção para "o ouvir"
- conhecer as partes do corpo, nomeando-as
- levar a criança a reconhecer no outro, as partes do corpo, identificando-as no seu próprio corpo
Este conteúdo foi acessado em 13/01/2010 do sítio: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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