Disciplina - Educação Física

Educação Física

18/08/2008

Equipes finalistas dos Jogos Abertos do Paraná

Com o encerramento da fase regional da sede de Palotina dos 51.º Jogos Abertos do Paraná (Jap\'s), nesse sábado (16), a Paraná Esporte já conhece todos os finalistas da competição nas modalidades coletivas, que estarão em Cascavel, de 19 a 27 de setembro. São exatamente 190 equipes da Divisão B de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei, todos no masculino e feminino, com exceção do futebol.
A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná foi disputada apenas pelas equipes da Divisão B nas modalidades coletivas. As da Divisão A (dez em cada modalidade) vão direto para a fase final, quando entram também os atletas das modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica (só no feminino), judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Na fase regional participaram 590 equipes e mais de 7 mil atletas de 201 municípios. Por ser sede da fase final, quatro equipes da Divisão B de Cascavel, as de bocha feminino, bolão masculino e futsal masculino e feminino, também não participaram da fase regional e se classificaram direto para a final.
“Em Cascavel teremos quase o dobro do número de equipes nas modalidades coletivas, porque outras 130 da Divisão A estavam pré-classificadas. Somando-se os atletas das modalidades individuais, estaremos recebendo aproximadamente 7 mil atletas também”, calcula o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Nove sedes - A fase regional englobando as oito áreas esportivas do Estado foi disputada em nove sedes, pois Guaratuba e Paranaguá dividiram uma delas. A regional de Palotina foi a que mais classificou equipes (38), pela representatividade da região do Oeste. Em segundo lugar, com 5 vagas a menos (33), ficou a sede Pinhão, da região dos Campos Gerais.
Em Guaratuba e Paranaguá se classificaram 22 equipes nas sete modalidades coletivas. Nas outras sedes os classificados em número foram: Andirá (11 equipes), Colorado (24), Iporã (15), Palmas (22) e Pitanga (22 equipes). O número de classificados nas modalidades por regional é proporcional ao número de inscrições.
Para a definição do número de vagas por região esportiva consideram-se também a participação na Divisão A nas modalidades coletivas, em que o Oeste é ainda mais forte. Das 130 equipes do Estado na Divisão A, 54 são do Oeste, ou seja, 42% das vagas. A diferença para outras regiões é tão grande que, a segunda colocada em número de equipes na Divisão A, a região Sudoeste, tem praticamente um terço de participantes: 19 equipes.
Alimentação - Como já ocorreu no ano passado, o Governo do Estado se responsabiliza pela alimentação de todas as delegações, além da organização da competição e hospedagem dos atletas, árbitros e dirigentes em alojamentos. O Governo do Estado promove também os Jogos Colegiais (já encerrados), Jogos Universitários (encerrados também) e Jogos da Juventude (faltando a fase final, de 29 de agosto a 7 de setembro, em Cianorte). Em todos eles, a alimentação é assegurada sem custos para os municípios, em todas as fases.
Fonte: Agência de Notícias


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.