Disciplina - Educação Física

Educação Física

22/06/2009

Festa junina na sua casa!

Por Carla Oliveira
- Decoração
- Trajes
- Trilha Sonora
- Brincadeiras
- Comidas Típicas
Apesar de hoje serem festas católicas, as comemorações juninas antecedem o nascimento de Cristo. No hemisfério norte, diversos povos acendiam fogueira, cantavam, dançavam e preparam muita comida em junho, para saudar a chegada do verão e o início as colheitas. Muito tempo depois, os católicos passaram a associar esta celebração ao aniversário de São João, no dia 24 de junho. Mais tarde, os festejos incluíram também os dias de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
Ao longo dos anos, cada país acrescentou suas particularidades à festa e, mesmo no Brasil, cada região comemora de um jeito diferente. O que importa é não esquecer do ingrediente principal: a alegria. Se seu filhote faz aniversário neste mês, porque não fazer para ele uma festa diferente? Porque não fazer uma festa junina? E mesmo que ninguém assopre velinhas em junho, aproveite a ocasião para juntar os amigos e a família e se divertir!
Decoração
Bandeirinhas coloridas: compre folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores. Recorte bandeirinhas em formato triangular e cole-as em um fio de barbante. Prenda o barbante de um lado a outro da sala, da garagem ou do quintal. Faça várias fileiras de bandeiras, para dar um colorido especial à festa!
Fogueira: compre papel laminado nas cores vermelha e amarela. Amasse o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas devem ficar na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junte uns gravetos de madeira para colocar em volta e monte a fogueira.
Trajes
Para que todos entrem no clima da festa, é importante que venham caracterizados com trajes típicos. Para os cavalheiros, camisa xadrez, calça jeans com retalhos costurados, chapéu de palha; lenço no pescoço, bota de cano alto e bigode desenhado com lápis de olho. Para as damas, vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de olho.
Trilha sonora
O ritmo típico das festas juninas é o forró. Dentre os compositores e cantores mais requisitados, destaca-se o pernambucano Luiz Gonzaga. Durante a festa, a música deve ser constante, mas não muito alta, para não atrapalhar as conversas e não incomodar. Algumas músicas clássicas que não podem faltar:
Capelinha de melão, de João de Barros e Adalberto Ribeiro
Olha pro céu, meu amor, de José Fernandes e Luiz Gonzaga
Pula a fogueira, de João B. Filho
Cai cai balão (autor desconhecido)
Sonho de papel, de Carlos Braga e Alberto Ribeiro
Pedro, Antônio e João, de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Festa na roça, de Mario Zan
Brincadeiras
Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça", de Mario Zan. Mas, se você não tiver essa música disponível, coloque outra que seja bem tradicional e vá coordenando a dança. Não precisa ensaiar, é tudo no improviso!
Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha. As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. Um adulto entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta.
Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
Pescaria: recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.
Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.
Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.
Ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido - pode ser um tomate ou uma batata - numa colher até chegar à linha de chegada.
Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço.
Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.
Comidas típicas
Festa junina também é sinônimo de quitutes deliciosos. Clique no nome do prato para aprender cada receita!
- Arroz doce
- Amendoim doce
- Bolo de fubá
- Bolo de milho com coco
- Bolinho de mandioca
- Biscoito de polvilho
- Cachorro-quente
- Cocada
- Canjica
- Cuscuz
- Doce de leite
- Doce de abóbora
- Maçã-do-amor
- Milho cozido
- Pipoca com manteiga
- Pipoca doce
- Paçoca
- Pamonha
- Pé-de-moleque
- Pinhão cozido
- Torta de banana
- Vinho quente

Fonte: http://www.clicfilhos.com.br/site/home.htm
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.