Disciplina - Educação Física

Educação Física

30/06/2009

19º Festival de Inverno da UFPR

Sons, cores e movimentos
Há 19 anos, a UFPR desce a serra em julho para o Festival de Inverno da UFPR em Antonina. É o maior projeto de extensão da universidade e, a cada ano, movimenta cerca de 50 mil pessoas, em espetáculos, oficinas e atividades culturais diversas. Este longo convívio fez a população de Antonina, tal qual os alunos, professores e técnicos que vivenciam esta experiência, crescer culturalmente e como cidadãos. Hoje, a universidade tem um público preparado e muito mais exigente com a cultura e com os seus direitos, tal qual os antoninenses.
É verdade que Antonina não apenas recebe o nosso Festival, mas é também uma cidade rica em cultura e história. É o lugar propício para um festival que reflete e areja a cultura e a arte paranaense. A ligação da UFPR com a cidade é, portanto, muito forte. Todos os anos, um mundo novo e diferente surge pela intersecção da universidade e do povo.
A UFPR se prepara para completar 100 anos, mais democrática e mais acessível. Com sua hospitalidade, Antonina, abre as portas para a cultura e para o saber. Enchemos, juntos, a casa de sons, cores e movimentos, mas ainda é o seu lar.
As inscrições para as oficinas do 19º Festival de Inverno da UFPR em Antonina abriram dia 29 de junho e vão até a próxima terça-feira, 7 de julho.
As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Cultura da UFPR, Prédio Histórico na Praça Santos Andrade, 3º andar, no Theatro Municipal de Antonina, ou pela internet, no site do Festival.
O custo das oficinas para aqueles que têm acima de 15 anos é de R$ 40,00. As inscrições para oficinas infantis são realizadas somente em Antonina no dia 11 de julho e são totalmente gratuitas.
A taxa de hospedagem para participantes das oficinas para pessoas acima de 15 anos em alojamentos do festival é de R$ 30,00 (vagas limitadas).
Neste ano, são 860 vagas para 35 oficinas, que atenderão pessoas de todas as idades em públicos diversos.
O Festival de Inverno vai de 12 a 18 de julho, e será em Antonina, litoral do Paraná.
Espetáculos
Durante toda a semana, qualquer canto da cidade pode se tornar palco para espetáculos teatrais, musicais, exposições, danças e atividades recreativas. Serão mais de 30 espetáculos, em uma programação variada que pretende agradar públicos de todos os gostos. A expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas passem por Antonina durante o festival.
Na abertura do evento, no domingo, dia 12 de julho, a atração é do grupo Viola Quebrada, que tocará modas de viola no palco principal. A festa de encerramento, no dia 18 de julho, fica por conta da Soulution Orchestra, com um repertório de canções de artistas como Ray Charles, Elvis Presley, Frank Sinatra, James Brown, entre outros.
Todas as atrações do festival são gratuitas.
Impacto
O Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná vem desde 1991 trazendo arte e cultura para a histórica cidade. Nascido como um projeto de extensão, o evento é promovido em convênio com a prefeitura de Antonina.
Nesses 19 anos, o festival tem colaborado para o crescimento da cidade, não só economicamente, mas também culturalmente — “um trabalho de arte e cultura em longo prazo com a comunidade”, afirma Romanelli.
Serviço:
19º Festival de Inverno da UFPR
De 12 a 18 de julho, em Antonina.
Todas as apresentações são gratuitas.
A programação completa, inscrição e informações sobre oficinas, espetáculos, alojamento, hotelaria e alimentação está disponível no site www.proec.ufpr.br/festival2009

Fonte: www.ufpr.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.