Disciplina - Educação Física

Educação Física

17/08/2009

Paraná nas Olimpíadas Universitárias

O Paraná iniciou neste domingo (16/8) a participação nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, no Ceará, nas quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei, com as equipes dos dois sexos. Nessas modalidades a competição é disputada em duas divisões, a Especial e Primeira, e o Paraná só não está na Especial com as equipes masculinas de basquete e futsal.
Nas modalidades individuais, atletismo, judô, natação e xadrez, o Paraná também estará com força máxima, nos sexos masculino e feminino. A delegação está com 150 atletas, o número máximo permitido. Essas últimas modalidades têm início a partir de quarta-feira (19/8), e todas elas terminam no mesmo dia, sábado da semana que vem (22/8), quando serão conhecidos todos os campeões.
Em todas a modalidades o Paraná tem chances de conquistar medalhas. Nas coletivas, a maior força do estado está no handebol, tanto no masculino como no feminino, aparecendo em seguida o basquete no sexo feminino. As equipes que estão na Divisão Especial precisam na pior das hipóteses a classificação até a sexta posição para não serem rebaixadas. Já as duas da Primeira Divisão vão lutar para subir, precisando chegar em primeiro ou segundo lugar.
“Estamos apostando que teremos em 2010 todas as nossas equipes na Divisão Especial, mostrando a nova força do Paraná no esporte, resultante da estruturação alcançada nos últimos anos”, torce o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha. Ney Mecking, presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), agora também diretor de Esportes da Paraná Esporte, também está otimista: “Temos plenas condições de lutar pelos primeiros lugares na classificação geral.”
Nas modalidades individuais, o Paraná tem boas chances em algumas provas do atletismo, da natação e no xadrez. Nessa última, contará novamente com o campeão de 2007, Jomar Egoroff, da Cesumar, de Maringá. Em 2008, por causa da idade por ser um ano olímpico, Jomar não participou. Neste ano, ele terá pela frente outros mestres internacionais, como Krikor Mekhitarian, Jorge Humberto Bittencourt e o argentino Leandro Perdomo.
Na natação, em que na fase estadual, em Guarapuava, houve a quebra de vários recordes dos Jogos Universitários do Paraná, são esperados muitos paranaenses no pódio, seguindo os passos de Felipe França, vice-campeão mundial da prova dos 50 metros nado peito, há poucos dias na Itália, e que estará competindo em Fortaleza.
As esperanças paranaenses na natação são as atletas Flávia Borges, da Dom Bosco, e Natasha Lopes, da UEM, e os nadadores Bruno Igor de Oliveira e Itamar Mazzo Shimitz, ambos da Dom Bosco, entre outros com chances, principalmente nos revezamentos. No judô o Paraná também brigará por medalhas.
As Olimpíadas Universitárias reúnem mais de três mil atletas de 18 a 28 anos de 26 estados e do Distrito Federal. A competição é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).
Paranaenses
Modalidades Coletivas
Divisão Especial
Basquete
Feminino – Faculdade Santa Amélia – Ponta Grossa
Futsal
Feminino – Unopar (Universidade do Norte do Paraná) – Londrina
Handebol
Feminino – FAG (Faculdade Assis Gurgacz) – Cascavel
Masculino – Unopar (Universidade do Norte do Paraná) – Londrina
Vôlei
Feminino – Unibrasil (Faculdades Integradas do Brasil) – Curitiba
Masculino – Faculdade Dom Bosco – Curitiba

Primeira Divisão
Basquete
Masculino – Cesumar (Centro Universitário de Maringá) – Maringá
Futsal
Masculino – Faculdade Guairacá – Guarapuava

Fonte: Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Moacir Domingues
Fotos de Leila Nunes
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.