Disciplina - Educação Física

Educação Física

17/09/2007

Taekwondo e os Jogos da Juventude

As competições de taekwondo na fase final dos 21º Jogos da Juventude do Paraná, (Jojup’s), que está sendo realizado em Paranavaí, se encerraram neste domingo (16). Londrina venceu no masculino e Maringá, no feminino. Participaram das competições mais de 200 atletas, sendo que 166 estavam inscritos na modalidade de luta e 109 no poonse, que é uma simulação de luta.

Na categoria masculina Londrina ganhou por apenas dois pontos de vantagem de Curitiba, que ficou com o vice-campeonato. Foram 113 pontos marcados pelos atletas londrinenses, contra 111. O bronze foi para a equipe de Cascavel, com 104 pontos. No feminino o troféu de primeiro lugar ficou com Maringá, com 151 pontos. Londrina levou a prata, com 144 pontos; e Curitiba, com 95 pontos, conquistou o terceiro lugar.

Mesmo não disputando uma medalha nos Jojup’s, o atleta Hussein Tarabain, 16 anos, está em Paranavaí acompanhando sua equipe pelo simples fato de ser apaixonado pelo esporte. Hussein que pratica taekwondo há oito anos, está se preparando para participar dos Jogos Pan- Americanos Júnior. O atleta de Foz do Iguaçu, que venceu o maior campeonato da América Latina em 2006, vê o taekwondo nos Jojup’s como uma entrada para o esporte. “É um campeonato muito bom para começar, pois aqui se começa a ver as emoções, como o medo e a expectativa que o esporte traz e que em competições de nível internacional são muito maiores”, diz Hussein.

A inclusão do taekwondo nos Jojup’s serve também para descobrir atletas promissores. “Com esses jogos observamos os atletas que se destacam. Com isso a Federação consegue dar um maior apoio para eles. Geralmente depois da competição chamamos alguns atletas para treinarem com a Federação ou então damos maiores orientações para os técnicos”, diz o presidente da Federação Paranaense de Taekwondo, Fernando Madureira.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.