Disciplina - Educação Física

Educação Física

21/06/2010

Jogos Cooperativos

MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.
Quando se fala sobre Jogos Cooperativos, Terry Orlick torna-se a principal referência em estudos e trabalhos sobre esse tema. Para esse importante pesquisador, os Jogos Cooperativos (JC) não são manifestações culturais recentes, nem tampouco uma invenção moderna. A essência dos JC começou quando membros das comunidades tribais se uniam para celebrar a vida. A celebração era extremamente valorizada, e os índios buscavam a alegria e o amor pela vida e pela natureza. Eram jogos baseados em atividades com mais oportunidades de diversão e que procuravam evitar as violações físicas e psicológicas.
Desde cedo, as crianças aprendiam com os adultos esses princípios e buscavam praticar os diferentes jogos com alegria e companheirismo.
Dessa maneira, mudanças podem ser feitas nos jogos tradicionais com o objetivo de introduzir, pouco a pouco, os valores de cooperação. Baseado nisto, Terry Orlick (1989)categorizou os jogos cooperativos da seguinte forma:
Jogo cooperativo sem perdedores: são os jogos plenamente cooperativos, pois
todos jogam juntos para superar um desafio comum e não há perdedores.
Jogos cooperativos de resultado coletivo: são formadas duas ou mais equipes,
mas o objetivo do jogo só é alcançado com todos jogando juntos, por um objetivo
ou resultado comum a todos.
Jogo de inversão: esses quebram o padrão de times fixos, em que dependendo
do jogo, os jogadores trocam de times a todo instante, dificultando reconhecer
vencedores e perdedores.
Jogos semicooperativos: esses jogos favorecem o aumento da cooperação do
grupo, e oferece as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas do
time, mesmo um com menor habilidade, pois existem regras para facilitar a
participação desses. Os times continuam jogando um contra o outro, mas a
importância do resultado é diminuída, pois a ênfase passa ser o envolvimento
ativo no jogo e a diversão.
A maneira como a criança joga, irá refletir na maneira de encarar a vida, portanto, um jogo cooperativo pode proporcionar muito mais do que imaginamos na vida de alguém.
De acordo com Brotto (1995), os jogos cooperativos permitem uma ampliação da visão sobre a realidade da vida, refletida no jogo. Percebendo diferentes estilos do jogo - vida, é possível escolher com consciência o estilo adequado para cada momento. Segundo o autor, temos
quadro mostrando três formas de ver as situações da vida e agir, que estão apresentadas no QUADRO 1.
Quadro 1 – Três "Padrões de Percepção – ação" diante de um jogo para alcançar uma meta comum ou solucionar um problema.

Saiba mais:
Essas informações foram pesquisadas no artigo "Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real" Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 2, n. 4, p. 125-139, dez. 2007.
Em Foco: Jogos e Brincadeiras
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