Disciplina - Educação Física

Educação Física

04/01/2011

Paraná Esporte tem nova direção

Coordenação de Comunicação - Agência Estadual de Notícias
Evandro Rogério Roman, na cerimônia de posse 2011.Entre os secretários de Estado empossados pelo governador Beto Richa, nessa segunda-feira (3/1), está o de Esporte (Secretaria Especial de Esporte, a ser criada assumindo as funções da Paraná Esporte), Evandro Rogério Roman. Formado em Educação Física, é mestre e doutor em Educação Física na Unicamp. Coordenou o curso de Educação Física da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel, e dirigiu o Centro Internacional de Estudos Científicos Aplicados ao Árbitro de Futebol, na mesma instituição.
Evandro, nascido em Erval Grande, no Rio Grande do Sul, tem 37 anos, e também é árbitro de futebol. “A minha formação sempre foi para políticas públicas de esportes, me preparei desde que optei pela Educação Física. Agora preciso ter um entendimento forte do trabalho e desenvolver as políticas necessárias.” Evandro substitui Marco Aurélio Saldanha Rocha, na direção da Paraná Esporte.
Mesmo sem experiência na vida pública, Roman, que não é filiado a partido político, está tranquilo. “A palavra que resume tudo é prudência. O aspecto técnico é levado em consideração, mas o bom gestor deve associar essa parte ao conteúdo político. Vamos definir com o governador qual a linha nesse sentido. Digo apenas que não podemos pensar no imediatismo. Temos de pensar no futuro, e isso passa pela escola.”
No esporte, Evandro começou como atleta, no Paraná. Foi goleiro de futsal de Céu Azul, no oeste do estado, próximo a Cascavel. Como árbitro, começou no futsal, em 1992, e depois passou para o futebol de campo, em 1994, na Federação Paranaense de Futebol. Em 1995 integrou o quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol e, em 2008, o da Fifa.
Quanto a carreira de árbitro, Roman diz que não vai abandoná-la. “A nova função não irá afetar a atividade. Mas vou negociar com a a Federação Paranaense, a CBF e a Fifa para que as escalas sejam reduzidas. Mas em hipótese alguma deixarei a arbitragem”.
Posse
Sobre a posse dos secretários, o governador Beto Richa disse que montou a equipe com pessoas competentes, preparadas e sérias, para fazer o governo que todos os paranaenses esperam. Também assumiram as funções com Evandro Rogério Roman, na manhã dessa segunda-feira, os secretários Durval Amaral (Casa Civil), Deonilson Roldo (Gabinete), Edson Casagrande (Assuntos Estratégicos), Cid Vasques (Corregedoria e Ouvidoria Geral), Wilson Quinteiro (Relações com a Comunidade), Mario Celso da Cunha (Assuntos da Copa do Mundo 2014) e Mauro Munhoz (Controle Interno).
Na parte da tarde houve as transmissões de cargo dos secretários da Casa Militar, coronel Adilson Castilho; Planejamento, Cássio Taniguchi; Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; Fazenda, Luiz Carlos Hauly; Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar; Saúde, Michele Caputo Neto; Cultura, Paulino Viapiana; Indústria e Comércio, Ricardo Barros; Comunicação, Marcelo Cattani; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk; Agricultura, Norberto ortigara; da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes; Administração, e da Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani; Turismo; Faisal Saleh; Trabalho e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli; Procuradoria Geral do Estado, Ivan Bonilha; além dos presidentes do Instituto Ambiental do Paraná, Tarcízuio M. Pinto; Instituto das Águas, Márcio Nunes; Companhia Paranaense de Habitação, Mounir Chaowiche; e Copel, Lindolfo Zimmer.
Já a transmissão do cargo do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e da Sanepar, Fenando Ghignone, será nesta terça-feira (4).

Governo do Paraná
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Agência Estadual de Notícias
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.