Disciplina - Educação Física

Educação Física

19/01/2011

Parcerias com a Educação

Por Melissa Sapatini - Secretaria Especial de Esportes do Paraná
Evandro Rogério Roman e o secretário de Estado da Educação, o vice-governador Flávio ArnsA Paraná Esporte, transformada em Secretaria Especial de Esportes do Paraná, não deixará as parcerias com a Secretaria de Estado da Educação, à qual era vinculada. Isso ficou claro numa visita do secretário da Educação, também vice-governador do Paraná, Flávio Arns, ao secretário Evandro Rogério Roman, no fim da semana que passou. As parcerias, na verdade, devem até aumentar, pela intenção de trabalho dos dois secretários.
Os Jogos Colegiais do Paraná e o projeto Segundo Tempo são as duas principais ações desenvolvidas em conjunto. A essas e outras serão acrescentados novos projetos em favor da melhoria da qualidade de vida dos alunos das escolas paranaenses. Um deles, por exemplo, é o de combate à obesidade infantil. Outro é para a detecção de talentos esportivos, começando pela capacitação de professores de Educação Física para a descobrir talentos esportivos.
A iniciativa de novas parcerias entre o Esporte e a Educação, envolvendo a comunidade, foi elogiada por Arns. “O esporte é fundamental para que os alunos tenham mais saúde e mais disposição para os estudos, além de promover a integração e afastar os jovens das ruas e das drogas”, disse. Flávio Arns considerou como uma proposta moderna o projeto de combate à obesidade infantil, por envolver a família do aluno. "Estudos que não envolvem a família não têm resultado", reforçou Roman.
Nesse projeto é proposta uma revisão no cardápio das escolas com vistas a uma alimentação mais saudável. Roman citou números para justificar o combate à obesidade nas escolas, como o de 15 milhões de crianças obesas no Brasil. “É fundamental agir antes dos 10 anos, para criar um hábito de alimentação saudável”, defende Evandro. Arns colocou-se à disposição com os profissionais da área de Educação Física na avaliação dos alunos.
Talentos
Roman falou ainda sobre a outra parceria tida como viável pelos dois secretários, a da detecção de talentos esportivos. “Esse é o nosso desafio para os eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos. Precisamos de profissionais com um olhar atento, identificando talentos na escola”, disse Roman. O trabalho seria completado com a concessão de bolsas para alunos da rede estadual que se destacam nos esportes.

Governo do Paraná
Secretaria Especial de Esportes do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Melissa Sapatini
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.