Disciplina - Educação Física

Educação Física

09/02/2011

Mundial de Handebol no Brasil

Por Eduardo Correia
imagem de uma atleta.Florianópolis/SC – Na próxima terça-feira, dia 15, em Florianópolis, deverá ser definida a participação de Santa Catarina como sede principal do Campeonato Mundial de Handebol Feminino, previsto para ocorrer entre 3 e 18 de dezembro. O Estado deverá abrigar o evento em parceria com o vizinho Paraná.
Nesta terça-feira (dia 8), o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Adalir Pecos Borsatti, esteve em Curitiba para tratar do assunto com o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, e com Evandro Rogério Roman, presidente da Paraná Esporte, autarquia do governo paranaense.
No encontro foram apresentados custos, caderno de encargos e as estruturas de cada Estado para sediar a competição. “A reunião foi muito proveitosa. Agora vamos conversar com o secretário Cesar Souza Júnior e com o governador Raimundo Colombo”, adiantou Pecos Borsatti.
O campeonato vai reunir 24 seleções, que, na fase inicial, serão divididas em quatro chaves, uma no Paraná e três em Santa Catarina. No Estado vizinho, a sede deverá ser Curitiba. Em SC, as cidades cogitadas para abrigar as disputas são Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí. Entre as exigências para sediar os confrontos está a necessidade de os polos terem ginásios estruturados e rede hoteleira com instalações quatro e cinco estrelas, além de estarem próximos a aeroportos.
Na fase inicial, a Seleção Brasileira deverá jogar no Paraná. Depois, passará a atuar em Santa Catarina. “Grande parte das jogadoras da seleção hoje atua na Europa. Elas estão bem treinadas, preparadas e experientes. A expectativa do presidente da confederação é de que o grupo brasileiro fique, pelo menos, entre as quatro melhores do Mundial”, observou Pecos.
A atual campeã mundial da modalidade é a Rússia, título conquistado em 2009, na China. O Mundial de 2011 será o terceiro campeonato organizado fora da Europa, depois da Coréia do Sul em 1990 e da China em 2009, e pela primeira vez ele ocorrerá em um país americano. Caso Santa Catarina desista da competição, o Mundial poderá ser realizado no Rio do Janeiro, que já manifestou a intenção de sediar o evento.

Governo de Santa Catarina - Assessoria de Comunicação - Eduardo Correia.
Esta notícia foi acessada em 09/02/2011 no sítio "Paraná Esporte". Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.