Disciplina - Educação Física

Educação Física

28/02/2011

Ministro do Esporte elogia projeto paranaense para Copa 2014

Por Luciano Balarotti - Globo Esporte
Ministro Orlando Silva debateu questões relativas à participação de Curitiba e do Paraná na Copa do Mundo 2014 com governador Beto Richa e prefeito Luciano Ducci (Foto: Joel Rocha/SMCS)Cumprindo a agenda de visitas às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o ministro do Esporte, Orlando Silva, reuniu-se com Beto Richa, governador do Paraná, e Luciano Ducci, prefeito de Curitiba, para avaliar a fase atual de preparação do estado para receber jogos do Mundial.
Após o encontro de pouco mais de uma hora de duração, o ministro mostrou-se satisfeito com o que lhe foi apresentado na reunião de trabalho, principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos prazos de execução das obras.
- Sei que o Paraná é um estado que tem um bom planejamento de entregar praticamente todas as obras de mobilidade urbana e transporte coletivo ainda em 2012. Conseguimos aqui uma solução exemplar para o Brasil, com uma equação financeira que envolveu clube, estado e prefeitura, com o potencial construtivo, que é uma solução sustentável para a conclusão da Arena da Baixada.
O estádio atleticano foi vistoriado pelo ministro logo após a reunião, apesar das obras de sua conclusão ainda não terem começado. Mesmo assim, Silva acredita que todas as intervenções necessárias no local serão executadas até o final do próximo ano, o que pode garantir Curitiba como uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013, que será o evento-teste para a Copa do Mundo de 2104.
- A Copa das Confederações se dará em um número de cidades mais restrito, mas eu creio que cumprir o cronograma que está estabelecido pode colocar Curitiba à frente de outras cidades para sediar a competição. Cumprir o cronograma significa entregar, ainda 2012, infraestrutura e estádio.
Ainda conforme Orlando Silva, outras cidades do estado também poderão ser utilizadas pelas seleções estrangeiras na pré-temporada à Copa do Mundo.
- Sabemos que outras cidades do Paraná também têm bons equipamentos, o que vai fazer com que este estado seja um dos destinos principais de seleções na fase anterior à realização do Mundial.
O ministro explica que os dados obtidos em Curitiba servirão para informar a presidente Dilma Rousseff. Ele ainda disse que a assinatura dos contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal para projetos de mobilidade urbana são um aceno que o Paraná está cumprindo, até o momento, os prazos estabelecidos em cada fase de preparação para o Mundial.
- Então estes recursos estão garantidos e a fase agora é de conclusão dos projetos básicos para que licitações sejam feitas e as obras iniciadas. 2011 é o ano decisivo para a preparação do mundial da FIFA no Brasil, e também no Paraná, 2011 é o ano decisivo, que concentra o início da maior parte dessas obras.
Outro assunto tratado foram outras obras necessárias para o aeroporto de Curitiba, através de investimento da Infraero, que administra a estrutura. No entanto, o ministro foi vago sobre as necessidades.
- Conversamos um pouco também sobre os investimentos necessários no aeroporto da cidade de Curitiba, com novos equipamentos, com melhores instalações, de modo que possamos ter Curitiba como uma cidade importantíssima na Copa de 2014 e na Copa das Confederações de 2013.
O governador Beto Richa destacou outros pontos que foram discutidos no encontro, que reuniu representantes de diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal.
- Mostramos as reivindicações do Paraná, como é que está o planejamento de execução de obras para atender as exigências contidas no caderno de encargos da FIFA e da CBF. Estamos preparados para executar estas obras – promete o governador.
O governador também mostrou que pretende ampliar a participação estadual no Mundial, com o recebimento de jogos das fases decisivas da competição ou mesmo com a concentração da área de imprensa e comunicações na capital. Beto Richa ainda informou que está pleiteando junto à CBF, que Curitiba sedie um dos amistosos da Seleção Brasileira que acontecerão em junho.
- Eu tenho esta possibilidade de solicitar que a cidade de Curitiba participe de outras etapas da Copa do Mundo que não apenas a primeira. Ou de se instalar aqui em Curitiba o centro de comunicação de toda a CBF, já que a cidade atende todas as exigências.

Este conteúdo foi acessado em 28/02/2011 no sítio Globo Esporte. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.