Disciplina - Educação Física

Educação Física

25/04/2011

Lutas na Educação Física Escolar: alternativas pedagógicas

Por Jader Lançanova - Lutas na Educação Física Escolar: alternativas pedagógicas

Cultura e Princípios filosóficos
Junto com treinamentos técnicos, os praticantes acabam por conhecer alguns detalhes da cultura do povo de origem da arte marcial ou da luta, como a língua, o modo de pensar, as saudações, vestimentas, armas e conflitos históricos, história do país, bem como outros detalhes do contexto.
Nas artes marciais orientais são comuns preceitos filosóficos dando sentido aos movimentos técnicos e a conduta dos lutadores. No “Taekwondo”, são utilizados alguns conceitos norteadores para a arte marcial: cortesia, integridade, perseverança e autocontrole e espírito indomável. Além disso, existe um código de honra que, antigamente, era aplicado aos guerreiros que treinavam a arte: Fidelidade ao rei; Lealdade aos amigos; Respeito aos pais; Nunca recuar ante o inimigo; Só matar quando não houver alternativa.
Já no “Aikido”, o princípio é o de lutar sem lutar. No Judô, usar a força do oponente contra ele mesmo.
Isto nos mostra a importância destas no contexto educacional pois possibilita desenvolver valores fundamentais na formação do cidadão.

Esse conteúdo corresponde ao capítulo 1.3.2 Cultura e Princípios filosóficos, do livro Lutas na Educação Física Escolar: alternativas pedagógicas de Jader Lançanova acessado em 25/04/2011 no sítio Lutas Escolar.
Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
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