Disciplina - Educação Física

Educação Física

20/05/2011

Dança Criativa

Artigo de Carmen Arce e Gabriela Mavignier Dácio - Revista Eletrônica Aboré
imagem de um dançarino.A inclusão da dança, como modalidade artística a ser trabalhada dentro do currículo escolar, representa uma valiosa conquista. A estruturação de uma proposta para o ensino de dança representa o reconhecimento de sua importância como linguagem culturalmente construída e como atividade essencial no desenvolvimento integral do ser humano, ratificando, desta forma, as relações entre dança e educação.
O papel da arte no contexto educacional assegura todas as crianças, jovens e adultos, em processo de formação, um acesso ao meio de construção de formas de expressão e comunicação, através de manifestações estéticas e artísticas, a Arte para a formação global do indivíduo. Na Arte, devemos lembrar que o corpo nos permite mil e uma possibilidades de entendimentos e interpretações, abrindo um leque de oportunidades para quem se utiliza dela.
Não é apenas arte pela arte, e sim a decodificação de informação mais intima, por nós mesmos.
A percepção do seu corpo, sua capacidade de comunicação e expressão de emoções e sentimentos é descoberta pela criança através de seus movimentos. O movimento constitui uma atividade essencial e dinâmica na vida da criança. A dança na vida das crianças é fundamental, tanto para sua formação artística quanto para sua integração social.
Valoriza-se o aprendizado da dança, o dançar como experiência de vida e a própria vivência da dança na relação da criança e adolescente, consigo mesmo, com o outro e com seu meio. A dança deverá aparecer como elemento contribuinte para um desenvolvimento saudável, biopsico-social da criança.
Apesar das especificidades de cada técnica de dança é necessário lembrar que existem elementos e princípios comuns, além de estratégias de ensino, que podem ser usados independentemente da estética enfocada (Clássico, moderno, entre outras). O conceito de Dança Criativa chega para apresentar uma nova didática e metodologia no ensino da dança para crianças.
Percebe-se que a criatividade na arte da dança tem sido normalmente abordada apenas no processo de criação do produto artístico. Assim, deixa-se de lado a compreensão que a criatividade pode, e deve, ser utilizada em outras esferas da dança, principalmente em seu ensino.
O que a Dança Criativa pretende mostrar é que sua prática fornece os subsídios necessários para o desenvolvimento espontâneo e criativo da linguagem do movimento; tem o objetivo de desenvolver uma ação pedagógica coerente, estimulando a criatividade, baseando-se em análises de técnicas da dança adequada às séries, com enfoque na educação psicomotora.
Cunha apud Rangel (2002, p.64) divulga que a Dança Criativa deveria estar presente nos currículos escolares, da pré-escola até a universidade, pois seus conteúdos podem ser adaptados e aplicáveis a qualquer nível de ensino.
Apresenta os aspectos gerais da dança criativa como a identificação da estrutura corporal, através dos mecanismos senso-psicomotrizes, utilização de formas e conteúdos que se relacionem com as qualidades de movimento (grande-pequeno, forte-fraco, entre outros); ampliação do vocabulário expressivo através de várias explorações sensomotrizes; entre outros. A fundamentação visa adequar a aplicação da dança de acordo com o estágio de desenvolvimento psicomotor do indivíduo.
É um método de trabalho que foge de determinadas regras estereotipadas e que valoriza o processo criativo, estimulando o aluno à novas explorações e o professor a renovar sempre.

Este conteúdo foi retirado do artigo (na íntegra no link)  A Dança Criativa e o Potencial Criativo: Dançando, criando e desenvolvendo em 20/05/2011, o qual esta disponível na Revista Eletrônica Aboré Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo- Edição 03/2007.
Todas as informações nela contida são de responsabilidade dos autores.
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