Disciplina - Educação Física

Educação Física

30/05/2011

Árbitros usam regras de jogos como atividade pedagógica

Portal Dia-a-dia Educação
arbitros nos Jogos Escolares do Paraná A atuação da arbitragem nos Jogos Escolares do Paraná vai além do que simplesmente aplicar as regras. Por se tratar de uma competição escolar, os árbitros atuam de forma pedagógica com os alunos aplicando e ensinado regras a eles. A arbitragem pedagógica é aplicada principalmente na categoria B, em que a faixa etária dos alunos é de 12 a 14 anos. "Nós aplicamos a regra do jogo e auxiliamos os alunos no posicionamento em quadra e explicamos o que estamos apitando e por que. Com essa prática eles passam a entender melhor o jogo", explica o árbitro Celso Luiz Pommerening. O árbitro atua há dez anos na modalidade de handebol nos jogos.
Além dos alunos, os árbitros iniciantes também são beneficiados com a atuação dos juízes durante os jogos, que ganham experiência para atuar em outras competições estaduais, como os Jogos da Juventude ou os Jogos Abertos do Paraná. "No curso de arbitragem aprendemos a parte teórica, mas o melhor aprendizado é na prática", comenta Jefferson Gregório Franco, da equipe de arbitragem do xadrez, que vê os Jogos Escolares como uma oportunidade de praticar a teoria e a prática ao mesmo tempo.
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo conta com 69 árbitros que atuaram diretamente com os alunos nas modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A grande maioria pertence a federações de sua modalidade e todos são coordenados por árbitros experientes.

Esta notícia foi acessada em 30/05/2011 no Portal Dia-a-dia Educação.
Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.