Disciplina - Educação Física

Educação Física

22/10/2007

Jogos Abertos prosseguem até dia 27

Ocorre até o próximo sábado (27), em Toledo, a fase final da 50ª edição dos Jogos Abertos do Interior do Paraná. A primeira medalha de ouro da competição saiu para Campo Mourão, no atletismo, nos 10 mil metros rasos feminino. Neste domingo (21), foi inaugurado um memorial relativo aos Jogos. E a festa de abertura, na noite de sexta-feira (19), esteve à altura da comemoração dos 50 anos do evento – grande público presente, show pirotécnico, apresentação dos bailarinos do Teatro Guaíra, da banda Relespública e do cantor Nasi, ex-vocalista do grupo Ira.

A festa de abertura da fase final Jogos foi a maior comemoração já feita pela Paraná Esporte em suas competições oficiais. O grande público no Parque Ecológico Diva Paim Barth vibrou intensamente com as atrações do cerimonial. A maior delas foi o acendimento da pira olímpica pela principal atleta de Toledo, a medalha de bronze no arco nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, Ana Paula Scheffer.

Depois de outros procedimentos tradicionais em aberturas, como o desfile das delegações e execução dos hinos nacional e paranaense, houve uma confraternização diferente entre os atletas, começando com um grande show pirotécnico, à altura da comemoração dos 50 anos dos Jogos Abertos do Paraná, seguindo com a apresentação bailarinos do Teatro Guaíra e da banda Relespública e do ex-vocalista do grupo Ira, Nasi, que levantou o público com sua irreverência e espontaneidade.

APOIO DO GOVERNO - Como parte da solenidade, o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, foi o primeiro a discursar, destacando a importância do evento. "Estamos comemorando a maior edição dos Jogos Abertos do Paraná. O Governo do Estado contribuiu decisivamente para que isso ocorresse em Toledo, tanto financeiramente como em procedimentos técnicos da competição. Estamos pagando, por exemplo, pela primeira vez na história a alimentação das delegações", lembrou.

Ao declarar abertos os Jogos, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, anunciou que nos oito dias de competições, "o município será de todo o povo paranaense, que o espírito esportivo permaneça e que esse momento importante do esporte fique na história da cidade."

No desfile de autoridades também falaram o representante do ministro do Esporte, Orlando Silva, o assessor especial João Ghizoni, que reconheceu o desempenho do Paraná em investimentos no esporte, o secretário de Esporte de São Paulo, Claury Alves da Silva, que se encantou com a festa de abertura, e o secretário municipal de Esporte e Lazer de Toledo, Mauro Mauri Maiorki, que agradeceu a colaboração de todos.

Essa edição dos Jogos Abertos do Paraná bateu o recorde de participantes em números de municípios (110), equipes (559) e atletas (6.177). Estarão em disputa até o dia 27 de outubro 16 modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

 
BOX
Primeiro ouro é de Campo Mourão
 
A primeira medalha de ouro na fase final dos 50.º Jogos Abertos do Paraná, em Toledo, foi no atletismo na prova de 10 mil metros rasos feminino, neste sábado (20/10), no primeiro dia de disputa. A vencedora, na pista do Estádio 14 de Dezembro, foi a atleta Luzia de Souza Pinto, de Campo Mourão, com o tempo de 36'21"13.

"Foi uma prova técnica porque poderia me machucar com o esforço, o que acabou acontecendo, ou perder a prova por me poupar", comemorou Luzia, que concluiu o percurso com uma contratura na coxa esquerda, mas com o bicampeonato.

A atleta de Campo Mourão busca ainda na competição o tricampeonato nos 1.500 metros rasos. "Eu só estou competindo com segurança por causa do meu fisioterapeuta, o Gringo, pois ele faz milagres", analisa a fundista, que é a terceira colocada no ranking nacional.

DOMÍNIO DO NOROESTE - A região noroeste dominou as três primeiras colocações. Na segunda posição ficou Josiane da Silva Cardoso, de Umuarama, com o tempo de 36'26"64. "É a primeira vez que participo da competição e estou adorando." Já a terceira colocação foi para o município de Maringá, com a atleta Ilda Alves dos Santos.

Com 53 anos e há quatro em competições, Cleuza Cremoneze, de Palotina, se deliciou com a oitava colocação: "Que prova gostosa". Segundo a atleta, depois da metade da prova é necessário cabeça. "Se você não se motivar não consegue terminar", analisa a atleta, que não se importa com a idade e sim com a condição física.
 
Classificação
1º lugar – Luzia de Souza Pinto – Campo Mourão (36'21"13)
2º lugar – Josiane da Silva Cardoso – Umuarama (36'26"64)
3º lugar – Ilda Alves dos Santos – Maringá (37'54"63)
 
SERVIÇO – Confira cobertura completa e outras informações sobre os Jogos Abertos do Paraná no portal www.jogosabertos.pr.gov.br
http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/manchetes/article.php?storyid=7416

Fonte: Agência Estadual de Notícias.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.