Disciplina - Educação Física

Educação Física

26/08/2011

Vazamento de cálcio

Por Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena
Quanto maior a idade, mais difícil se torna a prática de exercícios físicos, sobretudo para quem não está acostumado. Muitas pessoas já perceberam isso, mas a explicação ainda parece ser um mistério. Entretanto, um estudo que será publicado na revista Cell Metabolism parece ter desvendado o problema. Os responsáveis pela pesquisa acreditam que a fraqueza trazida pelo envelhecimento pode estar ligado ao vazamento de cálcio no interior de células musculares.
Estudos anteriores liderados por Andrew Marks, da Universidade de Columbia, mostraram que os mesmos vazamentos de cálcio contribuíam para a fraqueza e a fadiga decorrente de problemas cardíacos e distrofia muscular.
“É interessante como pessoas normais adquirem uma forma de distrofia muscular com a idade”, diz o pesquisador. “A base da fraqueza do músculo é a mesma.”
Normalmente, o cálcio no interior dos músculos é contido, mas quando vaza é tóxico, tornando-se uma enzima que rasga as células musculares. Uma vez que isso acontece, é um círculo vicioso. A boa notícia é que uma droga em fase de testes para o tratamento do coração pode barrar esse gotejamento.
Os pesquisadores estudaram as células musculares de ratos novos e velhos. Um rato de seis meses cujos organismos estavam permitindo o vazamento de cálcio tiveram os mesmos problemas de fraqueza muscular do que um rato mais velho. Este, por sua vez, apresentou melhoras depois de ser tratado com o medicamento em teste.
O estudo sugere que cientistas procurem por novos caminhos no tratamento da idade. “As pesquisas se focam em produzir mais músculos”, diz Marks. “A diferença é que nós focamos não no músculo, mas em sua função. Mais músculos não ajuda se eles não funcionarem.”


Esta notícia foi acessada em 26/08/2011 no sítio Saúde Plena. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.