Disciplina - Educação Física

Educação Física

16/05/2012

Iago Magalhães, um talento do skate no Paraná

Shape, Vert, truck, bowl DropDead, cooping block, Ollie-Air, Street Style, longboard. kickflip. A linguagem pouco convencional é o “idioma” de quem frequenta as pistas de skate da praça do Gaúcho ou do Jardim Ambiental em Curitiba. Segundo recentes levantamentos, só a capital paranaense abriga perto de 30 mil praticantes deste esporte radical, que surgiu na California nos anos 60, por surfistas que, inconformados com a falta de ondas para prática do esporte original, resolveram colocar suas pranchas na rua. E nas piscinas vazias.
Segundo pesquisa do Datafolha em relação as Capitais brasileiras, Curitiba aparece como a segunda aonde o skate é mais praticado, sendo que 15% dos lares curitibanos tem pelo menos um praticante deste esporte.
Do grande universo de skatistas paranaenses, um nome que vem se destacando, é o do curitibano Iago Magalhães - hoje com 14 anos e treinando o esporte pelo menos de 3 a 4 horas por dia. A intimidade do jovem atleta com o skate começou meio por acaso. Quando tinha apenas quatro anos de idade era levado pelo seu tio Luiz Gustavo Perdigão Maia, o “Lui”, um apaixonado pelo esporte radical, para assistir manobras de skatista na pista do Jardim Ambiental. Nunca deixou os estudos de lado. Frequenta a 7ª. série do Colégio Estadual Professor Elias Abrahão. Além disso, ainda sobra tempo para tocar violão e desenhar.
Seu pai, Heitor Magalhães, hoje o maior incentivador do jovem skatista, só descobriu que o filho estava ligado ao esporte radical após um ano, quando Iago já vinha deslizando com sua prancha, para surpresa de toda família. Nascia ali um dedicado skatista que, com ou sem patrocínio, não desiste do esporte radical.
Muito a vontade para falar do esporte que pratica, Iago Magalhães diz que não entra numa competição para vencer adversário, “mas sim para vencer a pista”. Com isso ressalta que o desafio está sempre em descobrir e executar manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. Lembra que o skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cujo destaque é avaliado pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
Iago, que tem como sonho chegar a atleta profissional nesta modalidade de esporte, coleciona muitos títulos. Em 2008 ficou em primeiro lugar de Melhor Manobra Aéreo Front Side 360 Camp Mini Ramp do litoral. Em 2009 liderou a Categoria Iniciante Calderón de Bowl da Swell Skate Porto Alegre, a Categoria Amador no TideRise de skate Jardim Ambiental, o Aéreo I TideRise Jardim Ambiental de skate front side 540 ( 2009).
Já em 2010 ficou com o primeiro lugar Categoria Amador Drop bowl na Drop Dead Skatepark Curitiba, bem como na Categoria Aberto Globe Crouiser Praça Gaucho. Este ano liderou a Categoria Open Arena Mundo RIC-Coca Cola Guaratuba.

Este conteúdo foi acessado em 16/05/2012 do Realiza News. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.