Disciplina - Educação Física

Educação Física

08/01/2015

Jogos Pré-Desportivos

Matéria publicada pelo site Jogos para Educação Física

1 – Derrube a Torre (Handebol)

Recursos:
Uma bola de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar)
Uma mesa (carteira de sala de aula)
Um cone
Giz para marcação do piso

Descrição:
Coloca-se o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar com o aluno que propiciou a perda da posse da bola.

Variação:
Podem ser colocados mais alunos ou no interior do círculo ou ao seu redor.
Podem ser acrescentadas mais bolas ao jogo.


2 – Bobinho (Futebol)

Recursos:
Uma bola de futebol ou similar

Descrição:
Trata-se de um jogo muito conhecidos entre as crianças. Uma roda é formada e um aluno é escolhido para ficar em seu interior. Os demais alunos ficam trocando passes entre si com os pés podendo dar três toques na bola antes de passa-la e sem deixar o “bobinho” tocar nela. Cada vez que o “bobinho” tocar na bola, ele troca de papel com aquele aluno que ocasionou o toque. Cada vez que o aluno ocasionar a saída da bola da formação do círculo também deve assumir o papel de “bobinho”.

Variações:
Aumentar o número de toques na bola.
Diminuir o número os toques na bola.
Colocar mais de um “bobinho” no interior da roda.
Colocar mais de uma bola.



3 – Limpando seu campo (Voleibol)

Recursos:
Bolas e rede de voleibol

Descrição:
Duas equipes irão de posicionar uma em cada lado da rede. Cada integrante das equipes estará com uma bola nas mãos, e ao comando inicial deverá joga-la por cima da rede para o outro campo, devendo ir buscar novas bolas que estejam em seu campo e joga-las seguidamente por cima da rede. Ao comando final, a equipe vencedora será a que estiver com o menor número de bolas no seu campo.

Variações:
Colocar bolas de diferentes tamanhos e pesos no jogo.
Colocar um número de bolas superior ao dos participantes. 
 
 
4 - Mini- Golf

Sugestão enviada pelo professor Marcelo Xavier Alves Fagundes da Escola Municipal CEI Maria Augusta Jouve (Curitiba/PR).

Recursos:
Tacos de madeira (quaisquer), bolinhas de plástico (aquelas coloridas das piscinas de bolinhas) e um buraco no chão, por exemplo: buraco na terra, areia ou no cimento, uma caixinha com entrada na lateral ou um sexto deitado, um pequeno espaço entre duas hastes, cones ou porta.

Espaço:
Pátio da escola, preferencialmente, locais com bastantes obstáculos, tais como grama, árvores, areia, quadra, parquinho infantil, etc.

Descrição:
A turma será dividida em grupos. Os alunos de cada grupo jogarão entre si, um de cada vez em uma sequencia pré-estabelecida. Para diferenciar, cada grupo jogará uma cor de bolinhas, por exemplo: 20 alunos no total à 4 grupos de 5 alunos cada à 5 bolinhas azuis, 5 amarelas, 5 vermelhas e 5 verdes. Ganha, quem do grupo, conseguir colocar a sua bolinha no buraco primeiro.

Este conteúdo foi acessado em 08/01/2015 - Jogos para Educação Física. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.