Disciplina - Educação Física

Educação Física

06/08/2015

Movimentos conscientes

Por Bianca Bibiano - Revista Nova Escola

Ademir Testa Junior nasceu em Jaú, a 296 quilômetros de São Paulo, há 25 anos. Logo que concluiu a faculdade de Educação Física, foi lecionar na EE Capitão Henrique Montenegro, na vizinha Bocaina. Quando chegou à escola, encontrou uma situação que o incomodava: os alunos não encaravam a disciplina com seriedade. "Eles pensavam que a aula era só para descansar e se divertir", lembra. Para mudar o cenário, Testa Junior desenvolveu um projeto que focava os temas "saúde e qualidade de vida". "A ideia deu tão certo que resolvi estudar o assunto mais a fundo e estou fazendo mestrado na Argentina sobre a temática", conta. 

- Objetivos 
No trabalho com turmas do 5ª a 8ª série, Testa Junior queria mudar o conceito de Educação Física na escola. No início de 2008, ele propôs uma mudança na estrutura das aulas. "Em vez de focar só esportes, exploramos os termos movimento, saúde e qualidade de vida e como eles fazem parte das diferentes atividades físicas." Com isso, Testa Junior queria que os conceitos aprendidos fossem levados para fora da escola, para a prática dos jovens no dia a dia e para a população também. 

- Passo a passo 
Depois de discutir e pesquisar os temas, os estudantes foram orientados a pesquisar. "Cada grupo escolhia uma atividade física, buscava informações sobre como ela ajuda na busca pela qualidade de vida e depois socializava os resultados em seminários", explica Testa Junior. Enquanto os alunos preparavam as apresentações, ele planejava as aulas práticas para que eles vivenciassem o que tinham aprendido na teoria. Depois, com todos já craques no assunto, chegou a hora de compartilhar saberes com a comunidade. A garotada organizou uma coleta de dados dos moradores do entorno da escola para estudar seus hábitos e dar dicas de hábitos saudáveis. "Dediquei algumas aulas para conversar sobre a ação, pois todos tinham uma história para contar", lembra o professor. 

- Avaliação 
Além de analisar os conhecimentos que o grupo mostrou ter aprendido durante a ação comunitária, Testa Junior trabalhou o tempo todo com registros, uma atitude importante, mas ainda incomum entre os professores de Educação Física. E, após as apresentações, sempre havia um debate, que ajudava o docente a observar quais pontos precisavam ser retomados. As atividades práticas também foram avaliadas. "Era importante que todos tivessem consciência dos benefícios de uma vida saudável, não só como lazer mas também para melhorar a saúde e a qualidade de vida", conclui.


Este conteúdo foi acessado em 06/08/2015 - site Nova Escola. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.