Educação Física
20/11/2015
Linha do Tempo da Capoeira
Por Portal Dia a Dia Educação
1. Nível de ensino: Fundamental Anos Finais
2. Conteúdo Estruturante: Lutas
2.1 Conteúdo Básico: Capoeira
2.2 Conteúdo Específico: Cultura afro-brasileira
2.3 Elemento articulador: Cultura Corporal e Diversidade
3. Objetivo: Compreender o contexto da criação da capoeira e sua historicidade.
4. Número de aulas estimado: 5 aulas de 50 minutos
5. Justificativa: De acordo com as Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica, as lutas devem fazer parte do contexto escolar, pois se constituem das mais variadas formas de conhecimento da cultura humana, historicamente produzidas e repletas de simbologias. Continue lendo
Ao abordar esse conteúdo, deve-se valorizar conhecimentos que permitam identificar valores culturais, conforme o tempo e o lugar onde as lutas foram ou são praticadas. Por ser a capoeira uma prática corporal da cultura afro-brasileira, faz-se necessário uma abordagem no resgate de sua história, cujos elementos são importantes para entender a história do Brasil. Pela capoeira também podemos pensar nossa história sob o olhar dos afrodescendentes, fato pouco retratado na história tradicional. Essa aula busca fazer apenas um recorte do contexto histórico, localizando a capoeira como luta de resistência. No entanto, ela poderá ser a base para futuras discussões, dependendo da intencionalidade que o professor busca alcançar com seus alunos, como, por exemplo: trabalhar o conteúdo na perspectiva de dança, ginástica, jogos e brincadeiras e esportes.
Aulas na íntegra em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=527