Disciplina - Educação Física

Educação Física

04/08/2008

Como é escolhida a cidade-sede dos Jogos Olímpicos?

Em 2005, Londres foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2012.
Ser escolhida como sede de um evento de tamanha importância como os Jogos Olímpicos é uma enorme oportunidade para uma cidade. Os benefícios, tanto econômicos quanto sociais de sediar uma Olimpíada são inúmeros. Logicamente, muitas cidades querem sediar eventos desse porte, nesse sentido, é necessário que o COI (Comitê Olímpico Internacional) avalie as propostas de todas as candidatas, para assim, poder decidir qual delas é a melhor e mais adequada.
A escolha da cidade-sede é feita em duas etapas. Na primeira delas são analisados 11 critérios e as candidatas recebem notas de 1 a 10. Na recente eleição de Londres como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2012, por exemplo, Rio de Janeiro, Leipzig (Alemanha), Havana (Cuba) e Istambul (Turquia) foram desclassificadas nesta fase.
A segunda etapa da seleção é mais exigente. Isso inclui uma avaliação de 17 critérios, além de uma visita da Comissão Avaliadora às cidades candidatas. Os critérios analisados são: Legado, apoio político, legislação, fronteira, meio ambiente, finanças, marketing, locais de prova, Para-olimpíadas, vila olímpica, saúde, segurança, acomodações, transporte, tecnologia, mídia e cultura. Essa avaliação se constitui na elaboração de um relatório apontando os principais pontos positivos e negativos de cada cidade.
Por fim, os 115 membros do COI dão seus votos em diversos turnos. A cada turno, a cidade que tiver o menor número de votos é desclassificada, de forma que seja escolhida como cidade-sede a que obter a maioria absoluta dos votos no final de todos os turnos da votação.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.