300 - Trecho 3
300. Ação,Guerra, Épico. EUA, 2006, 117 min., COR. Direção: Zack Snyder.
Este recorte do filme foi sugerido pela professora PDE Claudia Regina de Resende Miranda, e faz parte de seu Caderno Pedagógico "O Cinema como recurso para o ensino sobre Ética, Fair Play e Valores Humanos em aulas de Educação Física".
Este filme traz a análise dos primórdios do atletismo como treinamento físico de guerreiros. Valores, conceitos e preconceitos da sociedade espartana. O culto à força física, sociedades antigas e como elemento essencial à sobrevivência, bem como o atual repúdio a qualquer tipo de fraqueza ou deficiência física ou mental.
É interessante contextualizar com os valores vigentes de nossa sociedade e perceber a origem de vários padrões estéticos que ainda são vigentes em nossa cultura. Neste trecho, observamos a tática de guerra espartana chamada de Tartaruga, na qual os escudos formavam uma barreira impenetrável e cada guerreiro protegia seu companheiro da esquerda, bem como era protegido pelo seu companheiro da direita. Análise dos primórdios do atletismo como treinamento físico de guerreiros. Valores, conceitos e preconceitos da sociedade espartana.
Idioma/Legenda: Inglês/Português
Palavras-chave: Cinema. Escola. Ética. Fair Play. Valores humanos.
Duração: 02min17s
- 8582
- 1018
Fechar